A OpenAI, empresa por trás do popular chatbot ChatGPT, anunciou nesta sexta-feira o lançamento de um fundo de US$ 50 milhões destinado a fornecer apoio financeiro para organizações sem fins lucrativos e iniciativas comunitárias.
A criação do fundo representa a primeira ação concreta da empresa de inteligência artificial após a divulgação de um relatório de recomendações de sua comissão sem fins lucrativos. A comissão foi estabelecida em abril com o objetivo de orientar os esforços filantrópicos da OpenAI, em um momento em que a empresa busca reestruturar sua organização.
A OpenAI tem trabalhado para reformular sua estrutura corporativa, movimento que a empresa justifica como necessário para atrair o grande volume de capital indispensável para se manter competitiva no mercado de inteligência artificial.
Essa iniciativa busca equilibrar o objetivo de lucro com a missão original da OpenAI, como uma organização sem fins lucrativos, de desenvolver IA para o benefício público. Atualmente, o braço sem fins lucrativos da OpenAI detém e controla sua divisão com fins lucrativos. A empresa planeja converter a entidade lucrativa em uma corporação de benefício público, da qual a matriz sem fins lucrativos se tornará acionista.
A comissão sem fins lucrativos foi formada como parte dos esforços da OpenAI para reafirmar seu compromisso com a missão fundadora, mesmo diante da reformulação corporativa. Segundo a OpenAI, o fundo facilitará a criação de parcerias para a implementação de inteligência artificial em áreas como educação, oportunidades econômicas, organização comunitária e saúde.
Além disso, o fundo também apoiará pesquisas e inovações lideradas pela comunidade, com foco na aplicação da IA para o bem comum. O relatório de recomendações da comissão sem fins lucrativos foi apresentado na quinta-feira, após a realização de entrevistas com mais de 500 organizações sem fins lucrativos e especialistas da área comunitária.