A OpenAI anunciou na segunda-feira o lançamento de seu modelo de inteligência artificial para geração de vídeos a partir de texto, disponível para usuários das versões Plus e Pro do ChatGPT. Com isso, a empresa amplia sua atuação em tecnologias de IA multimodais.
Apoiadora da tendência de IA generativa desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, a OpenAI busca competir com ferramentas semelhantes oferecidas por outras gigantes do setor, como Meta, Google e Stability AI, que desenvolveram o Stable Video Diffusion. Essa nova funcionalidade reforça a presença da OpenAI em um mercado em rápida evolução.
O modelo de inteligência artificial da OpenAI, chamado Sora , foi apresentado inicialmente em fevereiro, mas estava disponível apenas para testadores de segurança durante sua fase de pré-visualização de pesquisa. Agora, o modelo foi liberado para os assinantes do ChatGPT Plus e Pro como Sora Turbo , sem custos adicionais.
A empresa anunciou em uma postagem no blog que está desenvolvendo preços personalizados para diferentes tipos de usuários, com lançamento previsto para o início do próximo ano.
Os usuários criam vídeos em resolução de até 1080p , com duração máxima de 20 segundos , e escolhem entre proporções widescreen, verticais ou quadradas , oferecendo maior flexibilidade para diferentes necessidades.
A empresa também disse que bloqueará a criação e o upload de formas prejudiciais de abuso, como materiais de abuso sexual infantil e deepfakes sexuais, no Sora para evitar seu uso indevido.”Os uploads de pessoas serão limitados no lançamento, mas pretendemos lançar o recurso para mais usuários à medida que refinamos nossas mitigações de deepfake”, disse.