Orientações opostas de Hamas e Israel deixam civis confusos na Cidade de Gaza

Israel dá prazo de 24h para palestinos deixarem o local; Hamas pedem que moradores ignorem ultimato

Reuters

O Exército de Israel deu um ultimato aos moradores da Faixa de Gaza e distribuiu panfletos exigindo que abandonem suas casas até às 18h desta sexta-feira, no horário de Brasília. Os panfletos pediam que os moradores da região norte se dirigissem ao sul.

O grupo extremista Hamas, que atualmente domina a região, pediu que os moradores ignorem as ordens do exército israelense e permaneçam em suas casas.

Palestinos temem que a ordem seja um indicativo de que o Exército israelense entre por terra em Gaza. O porta-voz do exército afirmou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes.

Israel ainda afirmou que as operações na Faixa de Gaza serão “significativas” nos próximos dias e que os moradores não deverão se aproximar ou tentar ultrapassar a fronteira.

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que, se qualquer ordem de ataque por Israel for confirmada, seja rescindida. “As Nações Unidas consideram impossível que tal movimento ocorre sem consequências humanitárias devastadores”, já que não seria possível a mobilização de tantas pessoas em apenas 24 horas.

Sair da versão mobile