• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 14 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Colunas

Os meios e os fins são os mesmos

Patrícia Almeida por Patrícia Almeida
22/07/2024
em Colunas, Empresas, ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

Natuzinho projeta crescimento de 30% para o último trimestre do ano 

Salesforce investirá US$ 15 bilhões em São Francisco

“Qualquer que seja o lugar em que você ponha o seu dinheiro, é lá que colocará sua energia”. Raj Sisodia e Michael Gelb – livro “Empresas que Curam“).

Segundo o Princípio do Mentalismo (Livro Caibalion e os Princípios Herméticos, de Hermes Trismegisto), tudo começa na mente. Significa dizer que tudo o que pensamos gera fato. Então, pensar na empresa que queremos, também gera um modelo.

Qual o modelo de empresa queremos?

O foco exclusivo no acionista não funcionou, ocasionando 3 crises planetárias (aquecimento global, perda da biodiversidade e poluição) e uma pandemia que gerou outras policrises (sanitária, política, econômica, social).

A questão da desigualdade é crescente e abrange desde o acesso a direitos básicos como, saúde, educação, habitação, saneamento básico, a outros mais complexos como liberdade de expressão, de escolha e satisfação no trabalho.

Ou seja, “O nosso mundo é desigual e está dividido. A fome e a pobreza abundam. O grupo dos 1% mais ricos é responsável pela mesma quantidade de gases com efeito de estufa destruidores do planeta que dois terços da humanidade. Estes não são fatos naturais. São resultados das escolhas da humanidade. E podemos decidir fazer as coisas de forma diferente”, António Guterres, para o Dia Internacional de Nelson Mandela.

Podemos optar por combater o racismo, respeitar os direitos humanos, combater as alterações climáticas e criar um mundo que funcione para toda a humanidade. Cada um de nós pode contribuir – por meio de grandes e de pequenas ações. (ONU, 2024)

O Capitalismo Consciente Brasil é uma instituição que atua na área de educação corporativa e que acredita no poder da iniciativa privada para gerar impacto positivo na sociedade. Seu propósito é acelerar a transformação cultural das empresas brasileiras, capacitando lideranças conscientes para impulsionar mudanças positivas nos negócios. (CCB, 2024).

Já o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) tem trabalhado a mais de 25 anos, para conscientizar líderes de empresas, dos mais diversos tipos de organização, de que a boa governança corporativa cria e preserva valor não só para a organização, mas para todos aqueles que, direta ou indiretamente, com ela interagem ou por ela são afetados – os stakeholders.

Com isso, fiel e firme em seu propósito de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, por meio da disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa, desde 2020, o IBGC propõe a Agenda Positiva de Governança. Uma agenda que sugere medidas a serem tomadas pelos líderes, apoiadas em 6 pilares: 1. Ética e Integridade; 2. Diversidade e Inclusão; 3. Ambiental e Social; 4. Inovação e Transformação; 5. Transparência e Prestação de Constas e 6. Conselhos do Futuro. (IBGC, 2024).

Ética e integridade como imperativo moral. Diversidade e Inclusão, além de assegurar valor humano fundamental, é fonte de criatividade e longevidade. Ambiental e Social sendo fundamental integrar essas questões ao modelo de negócio, promovendo a articulação com os diversos setores da sociedade. Inovação e Transformação é a base de uma visão de futuro que objetiva o desenvolvimento sustentado da organização, com decisões coerentes com o propósito e a estratégia do negócio. Transparência e Prestação de Contas a partir de um diálogo aberto com as diferentes partes interessadas, identificando interesses, expectativas, a fim de obter confiança e melhores resultados. Conselhos do Futuro, a fim de serem catalisadores de adaptabilidade e da agilidade das organizações, com foco em diversidade e competências socioemocionais, com disposição para questionar, ouvir ativamente, respeitar outras visões, ousar, desaprender e reaprender para explorar novas formas de gerar valor e viabilizar as transformações necessárias. (Agenda Positiva de Governança, IBGC).

E não se esqueça que, um propósito claro inspira, envolve e energiza seus stakeholders. Funcionários, clientes e toda a comunidade confiam e até mesmo amam empresas que têm um propósito inspirador. É ele que norteia a direção e unifica as forças dos líderes, do time e outros stakeholders, além de fornecer sangue vital que percorre a cultura da empresa. (Propósito Maior, CC)

E você, já mentalizou o futuro de sua empresa? O propósito dela, sua razão de existir, está claro a todo o seu time? A diversidade está incluída em seu quadro de colaboradores? Inclusive, nos quadros gerenciais e de liderança, não só em posições sub-representadas? Qual pauta, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável sua organização apoia? Sua empresa possui metas e métricas, com prazos definidos para o seu alcance? Você é transparente em seus reportes? Como está sua comunicação com seus stakeholders?

Na era do comportamento, “não é mais o que se faz que o diferencia dos outros, mas como se faz o que faz”. Seidman, 2009.

Referências Bibliográficas:

Capitalismo Consciente Brasil. 

Capitalismo Consciente Brasil. Os quatro pilares. 

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Agenda Positiva de Governança. 

Nações Unidas Brasil. Dia Internacional de Nelson Mandela. 

Nova Acrópole Brasil. O Caibalion – Universo Mental – Lúcia Helena Galvão. 

Seidman, Dov. Como. Porque o Como Fazer Algo Significa Tudo… Nos Negócios (e na Vida). Editora DVS, 2009. 

Sisodia, R.; Gelb, M. J. Empresas que Curam: Despertando a Consciências nos Negócios para ajudar a salvar o mundo. Editora Alta Books, 2020.

Tags: ColunasEmpresasESGPatricia Almeida
Anterior

Preços do petróleo caem enquanto investidores avaliam saída de Biden

Próximo

Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Patrícia Almeida

Patrícia Almeida

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e Conselheira da filial do Capitalismo Consciente Paraná

Leia também

Natuzinho projeta crescimento de 30% para o último trimestre do ano 
Empresas

Natuzinho projeta crescimento de 30% para o último trimestre do ano 

por João Pedro Camargo Corenciuc

O mercado de alimentos orgânicos segue em ritmo acelerado no Brasil: segundo a Organis, o setor movimentou bilhões de reais...

Leia maisDetails
A Salesforce anunciou na terça-feira seus planos de adquirir a Informatica por aproximadamente US$ 8 bilhões

Salesforce investirá US$ 15 bilhões em São Francisco

Grupo Boticário e Sebrae anunciam as empresas selecionadas para o Programa de Aceleração

Grupo Boticário e Sebrae anunciam as empresas selecionadas para o Programa de Aceleração

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

GPA informa renúncia de Fréderic Garcia ao cargo de Diretor de Negócios

Coelho Diniz é eleito presidente do conselho do GPA 

Uninter recebe selo internacional de saúde mental

Uninter recebe selo internacional de saúde mental

Próximo
Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Banco Central atualiza normas do Pix e formaliza modalidade automática

Banco Central atualiza normas do Pix e formaliza modalidade automática

Universalização do acesso à água e saneamento é prioridade para o G20

Universalização do acesso à água e saneamento é prioridade para o G20

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.