• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 28 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Colunas

Os meios e os fins são os mesmos

Patrícia Almeida por Patrícia Almeida
22/07/2024
em Colunas, Empresas, ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

GWM usa barco a hidrogênio para estimular educação ambiental no Pará

Kepler Weber anuncia contrato de unidade com 240 mil toneladas de armazenagem

“Qualquer que seja o lugar em que você ponha o seu dinheiro, é lá que colocará sua energia”. Raj Sisodia e Michael Gelb – livro “Empresas que Curam“).

Segundo o Princípio do Mentalismo (Livro Caibalion e os Princípios Herméticos, de Hermes Trismegisto), tudo começa na mente. Significa dizer que tudo o que pensamos gera fato. Então, pensar na empresa que queremos, também gera um modelo.

Qual o modelo de empresa queremos?

O foco exclusivo no acionista não funcionou, ocasionando 3 crises planetárias (aquecimento global, perda da biodiversidade e poluição) e uma pandemia que gerou outras policrises (sanitária, política, econômica, social).

A questão da desigualdade é crescente e abrange desde o acesso a direitos básicos como, saúde, educação, habitação, saneamento básico, a outros mais complexos como liberdade de expressão, de escolha e satisfação no trabalho.

Ou seja, “O nosso mundo é desigual e está dividido. A fome e a pobreza abundam. O grupo dos 1% mais ricos é responsável pela mesma quantidade de gases com efeito de estufa destruidores do planeta que dois terços da humanidade. Estes não são fatos naturais. São resultados das escolhas da humanidade. E podemos decidir fazer as coisas de forma diferente”, António Guterres, para o Dia Internacional de Nelson Mandela.

Podemos optar por combater o racismo, respeitar os direitos humanos, combater as alterações climáticas e criar um mundo que funcione para toda a humanidade. Cada um de nós pode contribuir – por meio de grandes e de pequenas ações. (ONU, 2024)

O Capitalismo Consciente Brasil é uma instituição que atua na área de educação corporativa e que acredita no poder da iniciativa privada para gerar impacto positivo na sociedade. Seu propósito é acelerar a transformação cultural das empresas brasileiras, capacitando lideranças conscientes para impulsionar mudanças positivas nos negócios. (CCB, 2024).

Já o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) tem trabalhado a mais de 25 anos, para conscientizar líderes de empresas, dos mais diversos tipos de organização, de que a boa governança corporativa cria e preserva valor não só para a organização, mas para todos aqueles que, direta ou indiretamente, com ela interagem ou por ela são afetados – os stakeholders.

Com isso, fiel e firme em seu propósito de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, por meio da disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa, desde 2020, o IBGC propõe a Agenda Positiva de Governança. Uma agenda que sugere medidas a serem tomadas pelos líderes, apoiadas em 6 pilares: 1. Ética e Integridade; 2. Diversidade e Inclusão; 3. Ambiental e Social; 4. Inovação e Transformação; 5. Transparência e Prestação de Constas e 6. Conselhos do Futuro. (IBGC, 2024).

Ética e integridade como imperativo moral. Diversidade e Inclusão, além de assegurar valor humano fundamental, é fonte de criatividade e longevidade. Ambiental e Social sendo fundamental integrar essas questões ao modelo de negócio, promovendo a articulação com os diversos setores da sociedade. Inovação e Transformação é a base de uma visão de futuro que objetiva o desenvolvimento sustentado da organização, com decisões coerentes com o propósito e a estratégia do negócio. Transparência e Prestação de Contas a partir de um diálogo aberto com as diferentes partes interessadas, identificando interesses, expectativas, a fim de obter confiança e melhores resultados. Conselhos do Futuro, a fim de serem catalisadores de adaptabilidade e da agilidade das organizações, com foco em diversidade e competências socioemocionais, com disposição para questionar, ouvir ativamente, respeitar outras visões, ousar, desaprender e reaprender para explorar novas formas de gerar valor e viabilizar as transformações necessárias. (Agenda Positiva de Governança, IBGC).

E não se esqueça que, um propósito claro inspira, envolve e energiza seus stakeholders. Funcionários, clientes e toda a comunidade confiam e até mesmo amam empresas que têm um propósito inspirador. É ele que norteia a direção e unifica as forças dos líderes, do time e outros stakeholders, além de fornecer sangue vital que percorre a cultura da empresa. (Propósito Maior, CC)

E você, já mentalizou o futuro de sua empresa? O propósito dela, sua razão de existir, está claro a todo o seu time? A diversidade está incluída em seu quadro de colaboradores? Inclusive, nos quadros gerenciais e de liderança, não só em posições sub-representadas? Qual pauta, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável sua organização apoia? Sua empresa possui metas e métricas, com prazos definidos para o seu alcance? Você é transparente em seus reportes? Como está sua comunicação com seus stakeholders?

Na era do comportamento, “não é mais o que se faz que o diferencia dos outros, mas como se faz o que faz”. Seidman, 2009.

Referências Bibliográficas:

Capitalismo Consciente Brasil. 

Capitalismo Consciente Brasil. Os quatro pilares. 

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Agenda Positiva de Governança. 

Nações Unidas Brasil. Dia Internacional de Nelson Mandela. 

Nova Acrópole Brasil. O Caibalion – Universo Mental – Lúcia Helena Galvão. 

Seidman, Dov. Como. Porque o Como Fazer Algo Significa Tudo… Nos Negócios (e na Vida). Editora DVS, 2009. 

Sisodia, R.; Gelb, M. J. Empresas que Curam: Despertando a Consciências nos Negócios para ajudar a salvar o mundo. Editora Alta Books, 2020.

Tags: ColunasEmpresasESGPatricia Almeida
Anterior

Preços do petróleo caem enquanto investidores avaliam saída de Biden

Próximo

Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Patrícia Almeida

Patrícia Almeida

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e Conselheira da filial do Capitalismo Consciente Paraná

Leia também

GWM usa barco a hidrogênio para estimular educação ambiental no Pará
Empresas

GWM usa barco a hidrogênio para estimular educação ambiental no Pará

por João Pedro Camargo Corenciuc

A GWM recebeu, durante a COP30, estudantes de 12 escolas de Belém, Região Metropolitana e cidades do interior do Pará...

Leia maisDetails
Kepler Weber anuncia venda para Be8 do maior contrato dos últimos cinco anos

Kepler Weber anuncia contrato de unidade com 240 mil toneladas de armazenagem

Jovens mostram vontade de enfrentar crise climática, porém 21% não sabem como agir

Jovens mostram vontade de enfrentar crise climática, porém 21% não sabem como agir

Banco da Amazônia registra aumento de 19% no lucro líquido

Banco da Amazônia avança em modernização tecnológica e sustentabilidade

HP planeja cortar cerca de 6.000 empregos até 2028

HP planeja cortar cerca de 6.000 empregos até 2028

Laborsan Agro e Embrapa fortalecem agenda ESG no agro com encontro voltado à sustentabilidade

Laborsan Agro e Embrapa fortalecem agenda ESG no agro com encontro voltado à sustentabilidade

Próximo
Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Dê ouvidos ao que acredita, e não a crenças limitantes, afirma Maria Luisa Ferrareto

Banco Central atualiza normas do Pix e formaliza modalidade automática

Banco Central atualiza normas do Pix e formaliza modalidade automática

Universalização do acesso à água e saneamento é prioridade para o G20

Universalização do acesso à água e saneamento é prioridade para o G20

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.