Completando 32 anos neste mês, a OU celebra um novo ciclo com reposicionamento de marca, expansão e avanços em governança e sustentabilidade, reforçando sua presença como marca global. A empresa, que começou como uma pequena fábrica de plásticos no porão de uma casa em Caxias do Sul (RS), transformou-se em uma das maiores marcas de produtos de organização e se destaca hoje como referência crescente no mercado internacional.
Fundada em 1993 por Juarez, Nelson e Nelmir Martini, a empresa nasceu como uma terceirizada de produtos plásticos, em 1995 lançou seu primeiro produto (uma xícara térmica) e com o sucesso, passou a focar em produtos de casa e organização. Anos depois, em 2007, a indústria criou a marca OU, com o intuito de se aproximar mais dos clientes e gerar uma maior identificação dos produtos pelo público.
Agora, com o novo posicionamento, a OU se reafirma como uma marca de design que cria produtos e soluções para organizar os ambientes e inspirar as pessoas, destacando a conexão entre organização e bem-estar. “Já tínhamos isso bem claro internamente, mas agora queremos reforçar, tanto para os clientes quanto o mercado, que a missão da Ou é, não só desenvolver produtos mas também ajudar as pessoas a terem uma vida mais organiza.”, conta Vinícius Martini, gerente de marketing e produto da empresa, destacando que a mudança também traz uma identidade visual renovada, com estética minimalista, paleta de cores neutras e sofisticadas, além de elementos gráficos que remetem à fluidez e leveza dos ambientes bem-organizados.
Para isso, foi realizado um estudo sobre a marca e uma estruturação de seu posicionamento. “Somos uma marca de design que cria produtos e soluções para organizar os ambientes e inspirar as pessoas. Acreditamos que organização vai muito além da funcionalidade: ela transforma a forma como vivemos, cuidamos da casa e nos conectamos com o cotidiano. Nosso papel é facilitar a rotina com soluções práticas, sim, mas também provocar novas formas de viver e sentir o lar. Quando falamos em organizar, falamos também sobre bem-estar, pertencimento e inspiração”, conta Vinícius.
Com o objetivo de garantir segurança, independência e solidez para sustentar o crescimento da empresa nos próximos anos, a Ou passou neste ano por um processo estruturado de evolução em sua governança corporativa, que tem como base três pilares: gestão sólida, responsabilidades claras e rotinas consistentes.
“Com isso, a marca avança para um novo modelo organizacional mais maduro, reduzindo a dependência de fundadores e profissionais-chave, ampliando a autonomia com responsabilidade e preparando o negócio para os próximos passos”, explica Juarez Martini, CEO da empresa. O executivo conta que entre as primeiras medidas adotadas estão a criação do Conselho de Administração, com a participação de membros da família fundadora e uma conselheira externa, e a formalização do cargo de CEO como elo entre conselho e operação, responsável por liderar a estratégia e preservar a cultura da empresa.
Com atuação na América Latina, Estados Unidos e Oriente Médio, a marca está presente em mais de 25 países e tem planos para expandir ainda mais. Com isso em mente e visando atender às exigências de grandes varejistas internacionais, a empresa acaba de conquistar a certificação SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit), um dos selos de conformidade ética mais respeitados no comércio global, que avalia critérios sociais, ambientais e de governança.
“A certificação é mais um passo no nosso plano de expansão, já que muitos mercados exigem essa documentação. Além de abrir portas para novos parceiros internacionais, ela reforça nosso compromisso com práticas responsáveis, relações éticas e uma gestão alinhada aos padrões globais de governança, meio ambiente e direitos humanos. É um reconhecimento importante do que já vivemos internamente como cultura e que agora também se consolida como diferencial competitivo no cenário global”, diz Juarez CEO da empresa.
Além disso, para sustentar o crescimento previsto, no ano passado a empresa investiu R$ 10 milhões em uma nova sede administrativa e Centro de Distribuição, triplicando, assim, a estrutura do CD, de 10 mil m² para 33 mil m². Atualmente, a Ou conta com mais de 400 colaboradores e produz e comercializa cerca de 1,5 milhões de produtos por mês. “Estamos construindo uma empresa preparada para crescer com responsabilidade, eficiência e visão de longo prazo. A nova estrutura logística é reflexo desse momento e nos dá mais agilidade para atender diferentes mercados, com a mesma qualidade e consistência que fazem parte do nosso DNA. É um passo essencial para escalar com solidez, sem perder a proximidade com o consumidor e a essência da nossa marca”, finaliza o CEO.
