A Oxbo, multinacional especializada em equipamentos agrícolas, anunciou o lançamento da colhedora de café tracionada modelo 940+. O novo equipamento é o primeiro produzido na nova fábrica da empresa em Uberaba, Minas Gerais, e é voltado principalmente para pequenos e médios cafeicultores.
A 940+ incorpora o sistema Dynarotor, uma tecnologia exclusiva já utilizada no modelo automotriz 9240+. Esse sistema permite ajustes operacionais simples para otimizar a colheita, minimizando danos às plantas jovens e de grande porte, enquanto melhora a qualidade do café colhido.
Segundo Kathryn Vanweerdhuizen, diretora de vendas e marketing da divisão de frutas da Oxbo, a 940+ oferece o mesmo padrão de eficiência e limpeza de uma colhedora automotriz, mas com um investimento inicial muito menor.
O equipamento pode ser operado com tratores de 75 cv e conta com um reservatório de 2 mil litros, 10% maior que o de concorrentes. Seus controles simplificados ajudam a reduzir o tempo de treinamento da mão de obra, aumentando a eficiência.
A máquina opera em uma velocidade de 1,2 km/h, garantindo alta produtividade e qualidade na colheita. A Oxbo 940+ está disponível através dos distribuidores autorizados Lipetral e Minas Verde, e também na unidade da empresa em Patos de Minas, Minas Gerais.
Formada a partir da consolidação de marcas como Ploeger, Byron, Korvan e FMC — e com aquisições recentes como H&S Manufacturing e Westside Equipment —, a empresa reúne mais de 60 anos de expertise e hoje atende clientes em mais de 40 países com cerca de 1.300 funcionários e €400 milhões em receita anual.
A Oxbo iniciou sua atuação no país em 2015, com uma fábrica em Cruz Alta (RS), que será desativada após a inauguração da nova unidade. Em março de 2025, a empresa inaugurou uma nova planta industrial em Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro.