Com o anúncio do novo presidente, a Teleperformance no Brasil dá início a uma nova fase na história da companhia.
Com experiência de mais de 25 anos em consultoria, operações e vendas, com passagens por empresas como PwC e IBM, o espanhol Pablo Antoja assume a liderança da subsidiária brasileira em um momento de expansão e consolidação no mercado. Apaixonado pelo Brasil, o novo CEO está desde 2018 na empresa e até então ocupava a posição de Vice-Presidente Executivo de Vendas para a TP Latam.
Como Presidente, Pablo destaca que sua gestão será focada tanto na expansão tecnológica quanto no desenvolvimento humano. “Entre os meus propósitos, o primeiro é elevar a discussão com nossos clientes, com muito foco em ajudá-los a transformar os seus processos. Não só com inteligência artificial, mas também com inteligência emocional, e como nós desenvolvemos nossos profissionais para oferecer um serviço não só mais eficiente e eficaz, mas também mais simpático.”
“O nosso negócio é de pessoas com pessoas, e temos um ângulo bem claro de responsabilidade social. Temos que continuar trabalhando com pessoas que talvez vão ter conosco a primeira experiência laboral como jovens aprendizes”. Com o objetivo de fortalecer a presença local da empresa e criar impacto positivo na vida dos colaboradores e na própria comunidade, Pablo aposta no desenvolvimento humano e na retenção de talentos. “Queremos que os profissionais possam evoluir dentro da empresa e, mesmo que no futuro sigam outros caminhos, que estejam mais preparados para o mercado”, afirma.
Para conhecer um pouco mais da realidade enfrentada por seu time, Pablo aproveitou o carnaval para visitar a operação no Rio Grande do Norte disfarçado como colaborador. “Coloquei uma peruca, me fantasiei com uma camiseta que o pessoal do Senac me deu de presente e me inseri nas operações para conversar com as pessoas, ouvir suas histórias e experiências”. O profissional deixa claro que não foi uma ação de fiscalização, mas uma oportunidade de aprendizado. “Não fiz ‘undercover CEO’ enganando ninguém, mas também não falava que estava entrando como presidente. Eu queria ver de perto a realidade enfrentada, entender os desafios e sentir como é a vida dos nossos funcionários”.
Durante os quatro dias de imersão, Pablo trabalhou como um colaborador comum. Sem regalias, fez inclusive horas extras para compreender a fundo os processos e as dinâmicas das operações. “Essa vivência me trouxe uma visão real das necessidades e da importância do nosso papel na vida desses colaboradores. Isso aumenta ainda mais o peso da minha responsabilidade como líder”.
Mercado
O novo CEO destaca a exigência e o potencial do país. “O mercado brasileiro é um mercado sofisticado, onde as marcas têm verdadeiros profissionais em Customer Experience, e é o maior mercado da América Latina com uma legislação bem evoluída.” Diante deste cenário, Pablo afirma que outro desafio que assumiu como propósito pessoal à frente da TP é trazer para o mercado brasileiro tudo o que hoje dependem de fora, incluindo as melhores tecnologias e ferramentas.
Pablo sucede Fabricio Coutinho, que esteve à frente da TP no Brasil desde 2017 e agora integra o Board da empresa, com foco em estratégias globais e relações institucionais. Sob sua liderança, a TP no Brasil foi reconhecida por 15 anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar e, em 2024, apontada como a melhor empresa das Américas pelo Contact Center World e uma das vinte mais inovadoras pelo MIT Tech Review. A Teleperformance no Brasil faz parte do Grupo TP que possui cerca de 500.000 colaboradores globalmente. O portfólio da empresa é amplo e inclui serviços que vão desde o front-office até funções de backoffice, a empresa atua também em áreas especializadas como segurança digital e serviços consulares.