A DIO, considerada a maior plataforma gratuita de educação e empregabilidade em tecnologia da América Latina, acaba de anunciar sua adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil. A iniciativa, que reúne mais de 25 mil participantes em 167 países, é a maior do mundo em sustentabilidade corporativa. A integração representa um marco no compromisso da startup com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo sua missão de promover uma sociedade mais inclusiva, justa e sustentável por meio da educação e da tecnologia.
Para Iglá Generoso, CEO da DIO, a adesão ao Pacto Global da ONU reforça o papel da empresa como agente de transformação social. “Temos como propósito democratizar o acesso ao conhecimento e conectar talentos de todos os perfis com as oportunidades das empresas mais inovadoras do mundo”, afirmou o executivo. Ele também destacou o foco especial da DIO na inclusão, mencionando diversas iniciativas em parceria com outras empresas para conectar grupos sub-representados ao mercado de tecnologia e a distribuição de bolsas de estudo.
Em seu relatório “ESG Impact Report 2024”, a DIO, reconhecida como Technology Pioneer pelo Fórum Econômico Mundial, aponta cinco tendências essenciais de ESG no setor de tecnologia: a ética no trabalho com Inteligência Artificial (IA) e a necessidade de marcos regulatórios; o trabalho sem fronteiras, impulsionado pela democratização da tecnologia; a liderança na era da IA, que deve equilibrar inovação e humanização; a cultura de reconhecimento e propósito como fator de retenção de talentos; e a sustentabilidade como motor de inovação, especialmente com a proximidade da COP30 no Brasil em 2025. “A educação é o motor da transformação, e o setor privado tem um papel fundamental na articulação de uma inovação ética e inclusiva”, ressaltou Generoso.
A adesão ao Pacto Global coincide com o lançamento do “ESG Impact Report 2024” da DIO, que celebra a conexão de mais de 1,7 milhão de pessoas a oportunidades em empresas inovadoras e a distribuição de mais de 3,1 milhões de bolsas de estudo em parceria com outras empresas. Em 2024, a plataforma registrou a contratação de 14.782 profissionais, com um foco crescente na diversidade: 19,87% mulheres, 17,33% pretos/pardos e 5,69% LGBTQIA+.
A DIO já desenvolveu 6.898 experiências educacionais em colaboração com 1.333 experts e empresas como Microsoft, AWS e Santander, mantendo a meta de impactar 300 milhões de pessoas até 2030. Ao se tornar signatária do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, a DIO compartilhará seus indicadores de impacto social e projetos que contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Iglá Generoso reforçou que o compromisso sustentável da DIO está enraizado na estratégia do negócio e visa criar valor para todos os stakeholders de forma contínua e coerente. “Reter profissionais no cenário atual exige mais do que bons salários. É preciso oferecer propósito, cultura inclusiva e um plano claro de crescimento. Ao mesmo tempo, os agentes cognitivos já estão revolucionando a produtividade, e isso exige que as pessoas desenvolvam competências como pensamento crítico e capacidade de atuar em fluxos automatizados. Estamos falando de uma nova mentalidade para um novo mundo do trabalho”, concluiu o CEO.