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Home Empresas

PagBank registra receita líquida de R$ 4,9 bilhões

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
14/05/2025
em Empresas
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Foto: Divulgação

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O PagBank, banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamentos, cujo propósito é facilitar a vida financeira das pessoas e negócios, encerrou o primeiro trimestre de 2025 (1T25) com expansão de resultados e melhora da rentabilidade, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador. No período, foram apresentadas expansão do volume capturado, ampliação das carteiras de crédito e depósitos.  

No trimestre a receita líquida totalizou R$ 4,9 bilhões, crescimento de 13% a/a, e a margem bruta alcançou R$ 1,9 bilhões, expansão de 7% no mesmo período, demonstrando os resultados combinados da expansão das operações das unidades de negócio pagamento, banking e crédito. No mesmo período, o lucro líquido recorrente registrado foi de R$ 554 milhões, um aumento de 6% a/a, e o lucro por ação de R$ 1,72, expansão de 14% a/a, reafirmando a capacidade de crescimento e geração de valor ao acionista.  

A carteira de crédito também apresentou crescimento, alcançando R$ 3,7 bilhões, alta de 34% em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior e 6% t/t, mantendo o perfil conservador com cerca de 85% da carteira possuindo garantias. O índice de inadimplência acima de 90 dias (NPL >90) permaneceu estável em 2,3%, enquanto a performance observada do mercado degradou para 4,4% no 1T25.  

“Mais do que um provedor de pagamento, mais do que um banco digital, somos parceiros do sucesso dos nossos clientes. Nossa estratégia e posicionamento estão baseados na oferta de um ecossistema completo, simples, seguro e acessível, fundamentado em três pilares — pagamentos, banco e crédito. Não à toa, hoje contamos com uma base sólida de mais de 32 milhões de clientes, sendo 17,7 milhões de clientes ativamente engajados em nosso ecossistema. Estamos em constante evolução, impulsionando o crescimento do PagBank e ampliando o nosso protagonismo no sistema financeiro nacional”, destaca Alexandre Magnani, CEO do PagBank. 

A expansão da margem financeira apresentada é reflexo da disciplina e do foco na melhora da rentabilidade, com a busca ativa por iniciativas para minimizar o impacto da Selic média mais elevada no período.  

Como resultado, a margem bruta subiu de 38% para 39% (t/t). O lucro por ação (EPS) cresceu mais de 14% na comparação anual, ambos alinhados ao guidance, enquanto o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) alcançou 15% na visão anualizada, uma expansão de 140 pts a/a, em linha com a disciplina de capital e o compromisso com geração de valor. 

O volume de depósitos totalizou R$ 33,9 bilhões, crescimento de 10,9% na comparação anual, com custo financeiro estável, evidenciando a eficiência da captação mesmo em um cenário de juros elevados. Já o volume total processado em pagamentos (TPV) alcançou R$ 129 bilhões, crescendo 16% em relação ao ano anterior, e o cash in, métrica importante que indica o engajamento dos clientes de banking, alcançou R$ 83 bilhões, uma expansão de 26% a/a. 

Desde agosto de 2024, o 2º programa de recompra de ações vem sendo executado de forma consistente, totalizando no período mais de R$ 353 milhões em ações recompradas, demonstrando a confiança da gestão na estratégia de crescimento e seu compromisso com a geração de valor para os acionistas. 

Além disso, o PagBank anuncia cancelamento de aproximadamente 24 milhões de ações e informa que fará seu o primeiro pagamento de dividendos, no valor de USD 0,14 por ação a ser pago em 6 de junho de 2025 (data-ex em 24 de maio de 2025). Também planeja distribuir, anualmente, dividendos correspondentes a aproximadamente 10% de seu lucro líquido, sujeito as condições de mercado, e mediante a aprovação do Conselho de Administração. 

Tags: EmpresasMercadoNegóciosPagbank
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João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

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