A estimativa da Prefeitura de São Paulo é que a partida da liga de futebol americano da NFL, marcada para acontecer nesta sexta-feira (06), gere um impacto econômico de US$ 60 milhões (equivalente a aproximadamente R$ 337,3 milhões) na cidade.
A administração municipal destaca que a emissão de passagens aéreas dos Estados Unidos para São Paulo cresceu 133% na primeira semana de setembro, de acordo com um levantamento da Embratur com dados da plataforma ForwardKeys. Dos 42 mil bilhetes vendidos, estima-se que cerca de 10% do público presente no evento será de americanos.
A demanda gerada pelo jogo da NFL levou a American Airlines a criar um voo direto (fretado) entre Filadélfia e São Paulo. Espera-se que entre 20% e 25% do público total seja composto por turistas, com ingressos adquiridos em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O setor de hotéis prevê que a ocupação nos estabelecimentos de luxo alcance 100% na próxima semana, com a chegada dos times e executivos da liga. No geral, a expectativa é que a ocupação média dos hotéis em toda a cidade fique em torno de 66,5% (dados de setembro de 2023), de acordo com o Observatório de Turismo e Eventos, vinculado à SPTuris.
A Prefeitura de São Paulo ressaltou que reforçará a sinalização e a comunicação no transporte público com textos em português e inglês para atender melhor os visitantes. Além disso, voluntários estarão espalhados ao redor da Arena Corinthians, do Shopping Itaquera e do metrô para oferecer assistência.
Serão criados pontos específicos para Uber nas proximidades do Shopping Itaquera, além de táxis disponíveis na área. Trens e metrô operarão de forma ininterrupta por 24 horas após a partida, que está prevista para terminar entre 0h30 e 1h da manhã de sábado.