Paulo Gonet Branco toma posse no cargo de Procurador Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (18), com evento organizado no auditório JK, dentro da sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília. Lula preside a sessão.
“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado“, disse Gonet em discurso.
Confira o momento na íntegra:
Paulo Gustavo Gonet Branco tem 62 anos e nasceu no Rio de Janeiro. O novo chefe do Ministério Público Federal foi indicado por Lula, e entrou no lugar de Augusto Aras – escolhido do ex-presidente Jair Bolsonaro durante sua gestão. O antigo procurador ficou no cargo até setembro, contudo, com a espera da indicação de um sucessor, a subprocuradora Elizeta Ramos assumiu o posto de forma interina até Gonet tomar posse.
O novo procurador é doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – também é mestre em direitos humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. Gonet fundou o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com o ministro Gilmar Mendes, do STF.