A Páscoa de 2025 foi doce, sim, mas não só por causa dos chocolates. De acordo com levantamento da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o período de março e abril deste ano foi destaque também no mercado de brinquedos, que registrou um aumento de 13% no volume de unidades vendidas e de 7% no faturamento total do mercado, mesmo com uma queda de 6% no preço médio dos produtos (R$62). E o destaque absoluto não veio das prateleiras de doces, mas sim do universo fofinho das pelúcias.
A categoria foi um dos principais motores do segmento de brinquedos no período e representou 26% do crescimento total do mercado no período, que registrou alta de 23% em faturamento e 24% em unidades comercializadas, mostrando a força dos itens não alimentícios como alternativa de presente na data. As pelúcias tradicionais, sem mecanismos eletrônicos, foram as que mais contribuíram para o avanço da categoria, com aumento de 26% no faturamento, o equivalente a R$9,6 milhões.
As pelúcias sem licenciamento cresceram 24%, adicionando R$4,9 milhões ao mercado. Já no universo das licenças, o destaque absoluto foi para Lilo & Stitch, que apresentou um crescimento expressivo de 285%, com R$6,3 milhões em faturamento adicional. O resultado reflete o impacto da forte divulgação do novo live-action da franquia, que reacendeu o interesse dos consumidores pela marca.
“Produtos licenciados têm um apelo emocional muito forte, especialmente quando conectados a lançamentos recentes do cinema e da televisão. O sucesso de Lilo & Stitch mostra como o entretenimento continua sendo um grande influenciador de comportamento de compra, especialmente em datas comemorativas como a Páscoa”, analisa Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana
Os dados reforçam a relevância das pelúcias como categoria complementar nas vendas de Páscoa e indicam oportunidades para o varejo explorar produtos que unem apelo emocional e valor percebido, especialmente em períodos sazonais.