• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 18 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Pesquisa aponta crescimento de 5% no faturamento da Black Friday em São Paulo

Estado deve movimentar mais de R$ 2,91 bilhões na economia; e-commerce e eletrônicos destacam-se como principais atrativos para os consumidores

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
07/11/2024
em Mercado
A A
Imagem: gonghuimin468

Imagem: gonghuimin468

LEIA TAMBÉM

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

A Black Friday, data esperada e conhecida pelos consumidores como uma das principais oportunidades do ano para adquirir produtos a preços reduzidos, já traz boas perspectivas para o varejo paulista em 2024. Neste ano, o comércio no estado de São Paulo tem a expectativa de movimentar cerca de R$2,91 bilhões, um crescimento de aproximadamente 5% em relação ao ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP).

Conforme aponta a pesquisa, cerca de 42,9% dos lojistas acreditam que o volume de vendas deste ano será superior ao de 2023, com um incremento projetado em torno de 5%. Segundo Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP, a Black Friday continua a ser um momento decisivo para o varejo: “A data já se consolidou como uma oportunidade de recuperação para o comércio. Apesar da inflação e das novas taxas sobre compras digitais, há uma expectativa de crescimento que deve mobilizar o setor”, comenta.

Além disso, a pesquisa indica que o e-commerce será o principal canal de vendas, com 64,3% dos lojistas apostando nas plataformas digitais para concentrar o volume de transações. Em segundo lugar, o comércio de rua deve responder por 25% das vendas, enquanto apenas 10% dos comerciantes acreditam que os shoppings terão maior movimentação durante a data. 

Entre os produtos mais esperados, os eletrônicos lideram as preferências dos lojistas, com 57% acreditando que celulares, computadores e eletrodomésticos serão os itens mais procurados. Em seguida, o setor de vestuário representa 42,9% das expectativas de vendas.

Apesar do otimismo, os lojistas mantêm uma visão cautelosa sobre o ticket médio de consumo. A pesquisa indica que 42% dos comerciantes esperam uma média de gastos inferior a R$200, enquanto 35% acreditam em um valor entre R$250 e R$450. O cenário reflete a preocupação com o impacto da inflação e das novas taxas sobre compras online, fatores que, para 89% dos lojistas, podem influenciar negativamente o poder de compra dos consumidores.

“Mesmo com os desafios impostos pelo cenário econômico, o setor precisa estar preparado para oferecer uma experiência de compra que incentive o consumo. Isso inclui promoções atrativas e um bom atendimento, especialmente nas vendas online”, finaliza Maurício.

Tags: Black FridaySão Paulo
Anterior

Empregabilidade entre jovens aumenta, mas milhões ainda estão fora do mercado de trabalho

Próximo

Desoneração da folha de pagamento: o que sua empresa precisa saber antes de fazer a opção? 

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital
Legislação

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

por Thaïs Grandisoli

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem, em 15 de maio, um...

Leia maisDetails
Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

BNDES levanta R$ 250 milhões para financiar produtores rurais

BNDES capta R$ 4,4 bilhões com LCD no primeiro trimestre de 2025

Ibovespa mantém estabilidade e fecha em alta; dólar avança no contexto global

Ibovespa bate os 138 mil pontos pela 1ª vez

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Próximo
Desoneração da folha de pagamento: o que sua empresa precisa saber antes de fazer a opção? 

Desoneração da folha de pagamento: o que sua empresa precisa saber antes de fazer a opção? 

Após seca histórica, comunidades da Amazônia enfrentam crise humanitária

Após seca histórica, comunidades da Amazônia enfrentam crise humanitária

A importância da proteção de marcas e patentes para startups

A importância da proteção de marcas e patentes para startups

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.