• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 15 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inteligência Artificial (IA)

Pesquisa do IBGE revela avanço da IA na indústria, com crescimento de mais de 100% em 2 anos

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
24/09/2025
em Inteligência Artificial (IA), Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Contratação de estagiários negros cresce mais de 15 vezes desde 2018, aponta levantamento da Companhia de Estágios

Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

O uso de inteligência artificial (IA) na indústria brasileira mais que dobrou em dois anos, com um salto de 163%. O número de empresas industriais que utilizam a tecnologia subiu de 1.619 em 2022 para 4.261 em 2024, segundo a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa, que avaliou 1.731 empresas com 100 ou mais empregados, revelou que, no primeiro semestre de 2024, 41,9% das empresas industriais pesquisadas faziam uso da IA, um aumento significativo em relação aos 16,9% registrados dois anos antes. O estudo foi financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e teve apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo o gerente de pesquisas temáticas do IBGE, Flávio José Marques Peixoto, o avanço está diretamente ligado à popularização das IAs generativas, como o ChatGPT, lançado no final de 2022. “Aquelas que criam conteúdos, texto, imagens“, explica. Além das IAs generativas, outras tecnologias como mineração de dados, machine learning, automação de processos e manutenção preditiva também ganharam espaço nas empresas.

O levantamento do IBGE mostrou que a adoção de IA é maior em empresas de grande porte. Entre as companhias com 500 ou mais funcionários, 57,5% utilizam a tecnologia. O número cai para 42,5% em empresas de 250 a 499 empregados e para 36,1% nas que têm de 100 a 249 trabalhadores.

As áreas dentro das empresas que mais se beneficiam da IA são administração (87,9%) e comercialização (75,2%). Em relação aos setores industriais, a IA é mais presente em:

  • Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos: 72,3% das empresas utilizam.
  • Máquinas, aparelhos e materiais elétricos: 59,3%.
  • Produtos químicos: 58%.

Os setores que menos utilizam IA são Fumo (22,9%), Couro (20,7%) e Manutenção, reparação e instalação de mecanismos e equipamentos (19,2%).

A pesquisa também analisou a adoção de outras tecnologias digitais avançadas na indústria. Ao todo, 89% das empresas industriais brasileiras utilizam alguma dessas tecnologias.

A computação em nuvem é a mais popular, com 77,2% de adoção, seguida pela Internet das Coisas (50,3%), Robótica (30,5%), Análise de Big Data (27,8%) e Manufatura Aditiva, como a impressão 3D (20,3%).

Entre os principais benefícios citados pelas empresas que usam essas tecnologias, o aumento de eficiência é o mais recorrente, apontado por 90,3% delas. Outros ganhos significativos incluem maior flexibilidade em processos (89,5%) e melhoria no relacionamento com clientes e fornecedores (85,6%).

A adoção de tecnologias digitais é vista como uma necessidade de sobrevivência no mercado, segundo o analista do IBGE, Flávio Peixoto. “A empresa faz esse movimento ou vai ser excluída, não vai fazer parte mais dessa cadeia”, avalia, citando a pressão de fornecedores e clientes por maior integração tecnológica.

Apesar da crescente adesão, o alto custo das soluções tecnológicas é o principal obstáculo para a adoção, apontado por 78,6% das empresas que já usam a tecnologia e por 74,3% daquelas que ainda não utilizam. A falta de pessoal qualificado é o segundo maior desafio.

O estudo também mostrou uma queda no percentual de empresas que adotam o teletrabalho, de 47,8% em 2022 para 43% em 2024. A modalidade, no entanto, continua mais comum em empresas de grande porte e nas áreas de administração e comercialização.

Tags: EmpresasIBGEIndústriaInteligência ArtificialMercadoNegócios
Anterior

Espaço Smart segue expansão e inaugura novas lojas para impulsionar mercado de construção

Próximo

Setembro começou com etanol mais caro e gasolina em queda

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Carreira

Contratação de estagiários negros cresce mais de 15 vezes desde 2018, aponta levantamento da Companhia de Estágios

por Fernanda Saad

O crescimento é reflexo das políticas de diversidade implementadas nos últimos anos e os setores que mais contratam atualmente são...

Leia maisDetails
Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

Eleições 2025 do IBRI: quem são os favoritos e o que está em jogo na nova formação do Conselho de Administração

CAIXA lança 50 mil vagas para bootcamp gratuito de Inteligência Artificial

CAIXA lança 50 mil vagas para bootcamp gratuito de Inteligência Artificial

Cosan tem prejuízo de R$ 9,3 bilhões no 4º trimestre

Cosan capta R$ 1,43 bilhão em nova emissão de ações na B3

GreenV e Leapmotor unem forças para impulsionar o mercado dos veículos eletrificados 

GreenV e Leapmotor unem forças para impulsionar o mercado dos veículos eletrificados 

CEO do SoftBank anunciará investimento de US$ 100 bilhões nos EUA, diz CNBC

SoftBank vende participação de US$ 5,8 bilhões na Nvidia

Próximo
Após terceiro reajuste da Petrobras em 2025, diesel cai mais de 2,6% em maio

Setembro começou com etanol mais caro e gasolina em queda

4 em cada 10 brasileiros afirmam que nunca ou raramente sobra dinheiro no fim do mês

Arrecadação federal recua pela primeira vez em 2025 com impacto da desaceleração

Smart Worker conecta propósitos de ESG à rentabilidade industrial

Smart Worker conecta propósitos de ESG à rentabilidade industrial

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.