Durante o mês em que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a Edenred Brasil realizou uma pesquisa que revelou dados sobre o engajamento das empresas e trabalhadores com iniciativas corporativas de voluntariado.
A pesquisa apontou que 56,8% das empresas promovem voluntariado e 80% dos respondentes engajam e participam das ações, enquanto 43% das companhias não promovem iniciativas do gênero. Neste recorte, 86% das pessoas que responderam que suas empresas não têm iniciativas, participariam se tivessem oportunidades.
Os resultados da pesquisa, realizada com mais de 240 respondentes, reforçam a importância de programas estruturados nas empresas, como o Programa de Voluntariado Edenred, que em 2024 já alcançou números expressivos: desde janeiro, 848 pessoas – que representam 32% do quadro total de pessoas colaboradoras – participaram das mais de 60 iniciativas realizadas durante o ano, contabilizando mais de cinco mil horas investidas em voluntariado.
Entre as iniciativas, estão a entrega de presentes ao Instituto Velho Amigo, em São Paulo, beneficiando pessoas acima de 60 anos; a Semana da Diversidade, com mentorias para jovens em parceria com a Afago; mentorias e visitas guiadas no escritório de Pinheiros, em São Paulo, para jovens da Associação Despertar; iniciativas junto à Liga Solidária com foco em alimentação saudável e desperdício alimentar, além da Caminhada Ecológica no Largo da Batata, focada na conscientização ambiental.
Além disso, um dos grandes destaques é o Idealday 2024, ação global de voluntariado corporativo do Grupo, realizado anualmente, e que conta com a participação das pessoas colaboradoras nos 45 países onde a Edenred está presente.
“O voluntariado é uma das maneiras mais eficazes de promover a transformação social, com a doação de tempo e talento de nossas pessoas. Na Edenred, acreditamos que cada ação solidária tem o poder de mudar vidas e fortalecer as comunidades em que vivemos. Neste ano, impactamos mais de 4.200 pessoas e nossa missão é incentivar todos e todas a fazerem a diferença, fortalecendo conexões para o bem”, afirma Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
Para reforçar sua cultura de voluntariado, a marca também irá promover a 1ª edição do Prêmio Ideal, que visa reconhecer as pessoas colaboradoras que doam tempo e talento para transformar suas comunidades em ações voluntárias, seja por iniciativas próprias ou através do Programa de Voluntariado da Edenred Brasil.
Pensando em inspirar as pessoas a continuarem seus esforços sociais, o prêmio é dividido em três categorias: Engaja, Mobiliza e Transforma. A primeira categoria reconhece as pessoas que dedicaram mais horas ao Programa de Voluntariado em 2023 e a premiação ocorreu durante a abertura do Idealday.
“Com o Prêmio Ideal, queremos valorizar o protagonismo de nossas pessoas e consolidar a prática do voluntariado como um dos principais pilares da nossa cultura. Acreditamos que, além do impacto positivo que geramos, o voluntariado auxilia na construção do ser humano e aprimora competências importantes como o trabalho em equipe, comunicação, liderança e outras habilidades que buscamos desenvolver em nossos times”, conclui o Vice-Presidente da marca.