Acreditando no poder da representatividade para transformar vidas, a Mauricio de Sousa Produções e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam uma série inédita de páginas especiais para figurar dentro das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica. As histórias têm o objetivo de mostrar para crianças com e sem deficiência que as pessoas com deficiência têm o potencial de ser futuros empreendedores de sucesso, além de um importante público consumidor. Parte do projeto Donas da Rua do Empreendedorismo, iniciativa da MSP em parceria com o Sebrae Delas, as histórias são protagonizadas principalmente pelas personagens meninas, incentivando-as a se ver em posições de liderança no futuro.
A iniciativa coloca personagens com deficiência em destaque nas histórias, como Tati, uma simpática garotinha com síndrome de Down, Luca, garoto que usa cadeira de rodas e é apaixonado por esportes, Dorinha, menina cega que adora moda, e Sueli, menina surda que se comunica em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, demonstrando que pessoas com deficiência podem ter no empreendedorismo uma oportunidade de desenvolver seu potencial.
As histórias, com a leveza e graça características da Turma da Mônica, apresentam o trabalho em equipe, incentivo dos colegas e principalmente, a importância da acessibilidade para que todos possam conviver e aprender com as diferenças, plantando as sementes da oportunidade e inclusão na mente dos pais e mães e das crianças leitoras.
“Acreditamos que temos um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva para todos e que o empreendedorismo pode contribuir para isso”, afirma Mônica Sousa, diretora executiva da área comercial da Mauricio de Sousa Produções e líder do projeto Donas da Rua, que visa empoderar as meninas. “O empreendedorismo é para todos, e é fundamental que crianças com deficiência vejam isso representado desde a infância. Queremos despertar o potencial de cada um e mostrar que as diferenças são muito bem-vindas no mundo dos negócios” completou Mônica.
Para Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, o compromisso é despertar, através da educação empreendedora, futuros possíveis, preparando estudantes para construírem seus projetos de vida, de modo que possam se ver incluídos no mundo do trabalho. “Temos atuado nas últimas décadas no universo da educação empreendedora, mostrando a professores, crianças, adolescentes e jovens brasileiros que desenvolver competências empreendedoras é formar cidadãos mais conscientes, além de profissionais e líderes mais responsáveis e conectados com os desafios atuais”, comenta. Segundo a Margarete, a parceria com a Mauricio de Sousa Produções fortalece e reafirma esse compromisso da instituição com um Brasil mais justo e inclusivo.
As histórias especiais estarão disponíveis no Almanaque do Cebolinha (22) e nos quadrinhos: Cascão (63) e Cebolinha (64) – distribuídos pela Panini e a venda em todas as bancas e livrarias do país, a partir de setembro. As histórias também podem ser lidas no site do projeto Donas da Rua do Empreendedorismo e no site do Sebrae Delas.