O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na última sexta-feira (28), a nomeação de Aloisio Macário Ferreira de Souza como novo membro do colegiado. Ele assume a vaga deixada por Marcelo Gasparino da Silva, que renunciou ao cargo.
Macário permanecerá no conselho até a próxima Assembleia Geral da companhia, marcada para 16 de abril. Na ocasião, os acionistas votarão na eleição dos oito conselheiros eleitos por meio do processo de voto múltiplo, conforme previsto na Assembleia Geral Ordinária de 2024.
Aloisio Macário foi indicado pelos acionistas minoritários para disputar a eleição por voto múltiplo. Bacharel em Ciências Contábeis, ele possui um MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimentos pela Universidade Corporativa do Citibank (EUA) e já atuou como Vice-Presidente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da Usiminas (USIM5).
O Conselho de Administração da Petrobras é o órgão colegiado responsável por orientar e definir as estratégias da companhia. Composto por sete a onze membros, o grupo é eleito pela Assembleia Geral de Acionistas e desempenha um papel central na governança da estatal.
O diretor-executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, afirmou que deixará sua posição na estatal caso seja eleito para o Conselho de Administração da Eletrobras. A informação consta em documento publicado pela companhia elétrica nesta sexta-feira (29).
A Eletrobras confirmou que o governo indicou Tolmasquim, além de Silas Rondeau e Nelson Hubner, para integrar o conselho de administração, e Guido Mantega para o conselho fiscal. O desligamento da Petrobras seria necessário devido à classificação da estatal como concorrente da Eletrobras.