A Petrobras informou na sexta-feira ter atingido um recorde de exportação de petróleo no terceiro trimestre, com o volume médio de barris por dia chegando a 814 mil. O resultado, que representa um aumento de 36% em comparação com o mesmo período do ano passado, foi impulsionado pelo crescimento da produção e pela entrada em operação de 11 novos poços.
A estatal brasileira alcançou uma produção de 2,52 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no Brasil durante o trimestre, o que representa um aumento de cerca de 18% na comparação anual.
Além dos novos poços, o crescimento da produção é atribuído ao fato de uma plataforma flutuante (FPSO) ter atingido seu pico de produção, outra ter ampliado sua capacidade e mais quatro terem entrado em fase de ramp-up (aceleração da produção). A produção total de óleo, gás e líquidos gasosos da empresa atingiu 3,14 milhões de barris de óleo equivalente por dia, uma alta de quase 17%.
O destaque do desempenho da Petrobras ficou por conta do realinhamento de seus destinos de exportação, evidenciando uma forte guinada para o mercado asiático. A China foi o destino de 53% dos embarques de petróleo da empresa no período, com um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A Ásia, excluindo a China, também ampliou sua fatia, recebendo 19% das exportações, um aumento de 5 pontos percentuais.
Em contrapartida, a participação destinada aos mercados dos Estados Unidos e da Europa caiu pela metade. Os EUA absorveram apenas 3% das exportações, enquanto a Europa recebeu 15%. Segundo a Petrobras, em seu relatório de produção e vendas, a menor demanda dos Estados Unidos foi determinada pelo aumento das vendas para países como Índia e Coreia do Sul.
No total, as exportações da companhia, que incluem gás e derivados de petróleo, atingiram 1,04 milhão de barris por dia, um aumento de 29% em relação ao período de julho a setembro do ano passado. As vendas totais de petróleo, gás e derivados também cresceram quase 10% no trimestre, alcançando 3,26 milhões de bpd. A Petrobras tem a divulgação de seus resultados financeiros do terceiro trimestre programada para o dia 6 de novembro.









