A economia da China superou as expectavas do mercado e registrou um crescimento de 5,3% do PIB no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo órgão oficial de estatísticas do país.
Este desempenho sólido pode contribuir para impulsionar a confiança dos investidores e dos mercados globais, especialmente em um momento em que a incerteza econômica persiste em várias partes do mundo.
O país fixou como meta o crescimento econômico anual de 5% para 2024. Em 203, o país atingiu um PIB de 5,2% em 2023. Os números atingidos representam um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, um dado animador para a economia chinesa.
Durante uma coletiva de imprensa em Pequim, Sheng Laiyun, vice-diretor do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China, ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) alcançou 29,63 trilhões de yuans, equivalente a aproximadamente US$ 4,17 trilhões. Ainda no 1º trimestre, as exportações chinesas tiveram um aumento de 4,9%, ao passo que as importações cresceram 5%.