O produto interno bruto (PIB) da zona do euro manteve o ritmo do início do ano e avançou 0,3% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (30) pelo Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da União Europeia.
Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia da área da moeda comum cresceu 0,6%. Na comparação trimestral, o resultado superou as estimativas do consenso LSEG de analistas, que previa uma alta de 0,2%. Na comparação anual, o resultado ficou em linha com a mediana das projeções.
Segundo o Eurostat, no bloco da UE como um todo, o PIB avançou 0,3% no segundo trimestre de 2024 em relação ao primeiro trimestre do ano e 0,7% na comparação com o segundo trimestre de 2023.
Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis para o segundo trimestre de 2024, a Irlanda registrou o crescimento mais elevado do PIB, com uma alta de 1,2% em comparação com o trimestre anterior, seguida pela Lituânia (+0,9%) e pela Espanha (+0,8%).
As maiores quedas foram observadas na Letônia (-1,1%), na Suécia (-0,8%) e na Hungria (-0,2%). As taxas de crescimento ano a ano foram positivas para oito países e negativas para três.