• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Pilar sustentável é a nova estratégia dos altos executivos

ESG está presente nas estratégias de 80% dos executivos entrevistados

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
20/05/2024
em ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

Fundepag adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

Empresa paranaense se destaca na América Latina com projeto de economia circular

A consultoria global Roland Berger, realizou uma pesquisa com mais de 40 empresas nacionais e internacionais que atuam no Brasil para avaliar a percepção de executivos C-Level, da alta liderança e demais colaboradores em relação à evolução da agenda ESG no país e verificar qual o nível de importância dado para adoção de práticas corporativas mais sustentáveis dentro da estratégia do negócio.

O estudo “Panorama da Sustentabilidade no Brasil” revela que quase metade das empresas (46%) investem menos de 1% de sua receita em ações de sustentabilidade. Aproximadamente um terço (36%) destina entre 1% e 5% do faturamento e apenas uma minoria – 18% – dedica mais de 5% do faturamento.

“É possível observar um contraste entre a compreensão da importância do investimento sustentável e a ação efetiva nessa direção. Esse é um ponto que precisa ser atacado com urgência, pois as empresas têm um papel fundamental no combate às mudanças climáticas”, afirma Pedro Guimarães, presidente da Roland Berger.

A pesquisa, que destaca a indústria como o setor mais proativo em investimentos sustentáveis, também evidencia uma discrepância entre a alta liderança e os demais funcionários em termos de percepção sobre a importância da sustentabilidade. Apenas 42% dos funcionários veem o tema como central, o que aponta para uma oportunidade de melhoria no envolvimento e comunicação interna dentro das empresas.

De acordo com Guilherme Issa, diretor responsável pela pesquisa feita pela Roland Berger, isso pode ser explicado pela falta de aplicação do tema no dia a dia e a falta de conexão entre metas e incentivos. “Tratam a sustentabilidade com a mesma ambição, quantificação e pragmatismo de outros projetos. Para reverter esse quadro, é necessário que a área tenha objetivos e incentivos próprios, com uma comunicação clara das metas na divulgação dos resultados”, avalia Issa.

Entre os benefícios esperados a partir do investimento na área, o fortalecimento da reputação da marca é apontado por 77% dos entrevistados, seguido por aumentar a confiança dos investidores (41%), garantir preferência do consumidor (38%) e promover a inovação (36%). Garantir a disponibilidade de recursos (23%), buscar redução de custos (21%) e aumentar a resiliência frente à nova legislação (20%) não chegam a um terço das respostas, o que mostra que a maior parte dos entrevistados ainda não enxergam a importância estratégica da sustentabilidade para promover uma melhora nos indicadores financeiros da companhia.

Tags: ESGGovernançaMeio AmbienteSustentabilidade
Anterior

Abril foi 3º melhor mês em volume de carne bovina exportada

Próximo

Busca por crédito despenca 26% em março 

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Fundepag adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e reforça compromisso com ética e transparência
Empresas

Fundepag adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) acaba de formalizar sua adesão ao ‘Pacto Brasil pela Integridade Empresarial’,...

Leia maisDetails
Empresa paranaense se destaca na América Latina com projeto de economia circular

Empresa paranaense se destaca na América Latina com projeto de economia circular

CEO da Intel anuncia aposentadoria

Novo CEO da Intel avalia transformação na estratégia de fabricação de chips

Schneider Electric investirá mais de US$ 700 milhões para impulsionar IA

Schneider Electric é nomeada a empresa mais sustentável do mundo pela TIME Magazine

ESG e bem-estar animal: startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Nubank acerta parceria com Wise e entra no mercado de conta global

Campos Neto assume vice-presidência e chefia global de políticas do Nubank

Próximo
Busca por crédito despenca 26% em março 

Busca por crédito despenca 26% em março 

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.