• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 24 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Pilar sustentável é a nova estratégia dos altos executivos

ESG está presente nas estratégias de 80% dos executivos entrevistados

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
20/05/2024
em ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

Empresa de fiação alcança marca de 98,43% de resíduos reciclados ou reaproveitados

Grupo TOP inicia hoje a 7ª edição do Sonho Feliz com meta de arrecadar R$ 85 mil para APAEs de Santa Catarina

A consultoria global Roland Berger, realizou uma pesquisa com mais de 40 empresas nacionais e internacionais que atuam no Brasil para avaliar a percepção de executivos C-Level, da alta liderança e demais colaboradores em relação à evolução da agenda ESG no país e verificar qual o nível de importância dado para adoção de práticas corporativas mais sustentáveis dentro da estratégia do negócio.

O estudo “Panorama da Sustentabilidade no Brasil” revela que quase metade das empresas (46%) investem menos de 1% de sua receita em ações de sustentabilidade. Aproximadamente um terço (36%) destina entre 1% e 5% do faturamento e apenas uma minoria – 18% – dedica mais de 5% do faturamento.

“É possível observar um contraste entre a compreensão da importância do investimento sustentável e a ação efetiva nessa direção. Esse é um ponto que precisa ser atacado com urgência, pois as empresas têm um papel fundamental no combate às mudanças climáticas”, afirma Pedro Guimarães, presidente da Roland Berger.

A pesquisa, que destaca a indústria como o setor mais proativo em investimentos sustentáveis, também evidencia uma discrepância entre a alta liderança e os demais funcionários em termos de percepção sobre a importância da sustentabilidade. Apenas 42% dos funcionários veem o tema como central, o que aponta para uma oportunidade de melhoria no envolvimento e comunicação interna dentro das empresas.

De acordo com Guilherme Issa, diretor responsável pela pesquisa feita pela Roland Berger, isso pode ser explicado pela falta de aplicação do tema no dia a dia e a falta de conexão entre metas e incentivos. “Tratam a sustentabilidade com a mesma ambição, quantificação e pragmatismo de outros projetos. Para reverter esse quadro, é necessário que a área tenha objetivos e incentivos próprios, com uma comunicação clara das metas na divulgação dos resultados”, avalia Issa.

Entre os benefícios esperados a partir do investimento na área, o fortalecimento da reputação da marca é apontado por 77% dos entrevistados, seguido por aumentar a confiança dos investidores (41%), garantir preferência do consumidor (38%) e promover a inovação (36%). Garantir a disponibilidade de recursos (23%), buscar redução de custos (21%) e aumentar a resiliência frente à nova legislação (20%) não chegam a um terço das respostas, o que mostra que a maior parte dos entrevistados ainda não enxergam a importância estratégica da sustentabilidade para promover uma melhora nos indicadores financeiros da companhia.

Tags: ESGGovernançaMeio AmbienteSustentabilidade
Anterior

Abril foi 3º melhor mês em volume de carne bovina exportada

Próximo

Busca por crédito despenca 26% em março 

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Empresa de fiação alcança marca de 98,43% de resíduos reciclados ou reaproveitados
Empresas

Empresa de fiação alcança marca de 98,43% de resíduos reciclados ou reaproveitados

por Jhulia Caballero

A Incofios, referência nacional na produção de fios 100% algodão, encerrou 2024 com um índice de 98,43% de resíduos reciclados...

Leia maisDetails
Grupo TOP inicia hoje a 7ª edição do Sonho Feliz com meta de arrecadar R$ 85 mil para APAEs de Santa Catarina

Grupo TOP inicia hoje a 7ª edição do Sonho Feliz com meta de arrecadar R$ 85 mil para APAEs de Santa Catarina

ANP vai autuar 61 distribuidoras de combustíveis pelo descumprimento de meta

Arthur Watt Neto será o novo diretor-geral da ANP

Trump adia tarifaço para 1º de agosto com novo decreto

Trump pede renúncia de diretora do Fed

Target nomeia Michael Fiddelke para o cargo de CEO

Target nomeia Michael Fiddelke para o cargo de CEO

Iguá leva projeto Iguapé a mais de 9 mil alunos no primeiro semestre de 2025

Iguá leva projeto Iguapé a mais de 9 mil alunos no primeiro semestre de 2025

Próximo
Busca por crédito despenca 26% em março 

Busca por crédito despenca 26% em março 

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Burberry perde R$6,9 bilhões em valor de mercado

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.