O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a Plataforma Global do Café irão reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2024, de 20 a 22 de novembro, no Expominas (MG), das 10h às 19h.
A parceria, iniciada em 2021, busca promover o descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas e a educação ambiental direcionada a produtores e comunidades locais. Durante o evento, serão apresentados os avanços e os resultados dessa colaboração.
Com o objetivo comum de impulsionar uma agricultura mais sustentável, o inpEV e a Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café, representação brasileira da Plataforma Global do Café, que reúne mais de 140 membros da cadeia produtiva de nove países, firmaram uma carta de cooperação.
A parceria visa incentivar os agricultores a devolverem corretamente as embalagens vazias de defensivos agrícolas e disseminar o conhecimento sobre o Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa para embalagens e resíduos de defensivos agrícolas), promovendo práticas sustentáveis no setor cafeeiro.
“A cooperação entre o inpEV e a Plataforma Global do Café reforça a importância de conscientizar os produtores sobre a devolução correta das embalagens vazias e a conservação ambiental. Com a parceria, conseguimos aumentar o alcance das nossas ações e potencializar os resultados em prol de um futuro mais sustentável para o setor cafeeiro,” afirma Jair Furlan, coordenador regional institucional do inpEV para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
Os números alcançados até agora destacam o impacto positivo da parceria: mais de sete mil produtores foram beneficiados desde o início do programa, e 827 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas foram corretamente destinadas em cinco estados. No ciclo 2023/2024, houve a devolução de 367.200 embalagens, com 3.890 cafeicultores capacitados e a realização de 45 ações em 38 municípios.