No Brasil, o conteúdo de séries e filmes por serviços de streaming é consumido por 63% da população e, além disso, dessas pessoas, 76% buscam se entreter e relaxar, de acordo com o Relatório de Consumo de Streaming na América Latina, elaborado pela Sherlock Communications. Por isso, as empresas devem estar atentas a fornecer as melhores soluções de pagamento e segurança para seus usuários.
Pix é o método de pagamento mais utilizado no Brasil, 91% dos brasileiros o identificam como o produto financeiro mais conhecido, dizem dados do Banco Central. Desde outubro deste ano, será possível programar pagamentos através do Pix automático, sem necessidade de ter um cartão de crédito, o que gerará um impacto em todo o comércio digital na modalidade de assinatura, como os serviços de streaming, em que o Brasil é o país com maior consumo e maior oferta da América Latina.
“O Brasil revolucionou o cenário dos pagamentos instantâneos graças ao Pix e também se encontra entre os principais países em consumo de serviços digitais e plataformas de entretenimentor“, afirma Martin Oberlander, Country Manager Brasil da dLocal.
O estudo recente da Sherlock Communications indica que 21% dos brasileiros entrevistados não cancelaram nenhuma plataforma de streaming e pensam em se inscrever em mais plataformas este ano, assim, o Brasil entra em destaque como um mercado potencial para empresas que desejam ganhar mais espaço local. Além disso, 25% dos entrevistados não pretendem cancelar nenhuma de suas assinaturas, o que indica um alto grau de fidelidade. Com o Pix automático, os clientes que desejam manter suas assinaturas poderão fazê-lo com ainda mais facilidade.
“Para grandes companhias de streaming, facilitar e simplificar o acesso a produtos e serviços globais para clientes de mercados emergentes como o Brasil, ampliando a gama de métodos de pagamento e em moeda local, é fundamental para fidelizar e aumentar sua penetração“, afirmou Martin Oberlander.
Um estudo da Comscore aponta que, no final de 2023, o Brasil contava com 66 milhões de consumidores de diferentes serviços de streaming ou conteúdo sob demanda – dessa forma, foi aberto um enorme mercado para as empresas que melhor adaptarem seus métodos de pagamento aos hábitos preferidos dos clientes locais.