O mercado de volta às aulas de 2025 está aquecido, e as pequenas e médias empresas (PMEs) se destacam como grandes protagonistas deste cenário. Com um aumento expressivo de 33,25% nas vendas de materiais escolares, o setor tem se consolidado como uma força impulsionadora do mercado neste começo do ano.
De acordo com dados da Olist, ecossistema de soluções para PMEs que tem mais de 45 mil clientes, os pequenos e médios negócios ultrapassaram os R$ 38 milhões em vendas de produtos de papelaria e similares em janeiro de 2025, superando em mais de 30% os quase R$ 29 milhões registrados no mesmo período em 2024. A alta reflete o aquecimento do segmento, bem como o sucesso das estratégias de venda adotadas pelas PMEs, como a venda de kits escolares personalizados, kits de uniformes, mochilas, cadernos e outros materiais com preços competitivos.
O levantamento aponta também que o ticket médio das compras no setor foi de R$ 84,36, com destaque para as vendas online, responsáveis por 92,97% dos pedidos. A preferência por métodos de pagamento digitais também se manteve em alta, com o cartão de crédito liderando com 35,44% das transações, seguido pelo Pix com 22,69% e no boleto, com 6,89%. Por fim, os estados que mais impulsionaram o crescimento das vendas foram São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Entre os itens mais vendidos, destacam-se especialmente as mochilas. Cadernos, variedades de lápis e lancheiras também estão entre os produtos mais adicionados aos carrinhos de compra.
Essa movimentação não só aquece a economia, mas também reforça a importância das PMEs na dinâmica de consumo de volta às aulas, é o que destaca Alexander Clein, diretor comercial da Olist. O crescimento expressivo nas vendas de materiais escolares reflete a capacidade das PMEs de se adaptarem rapidamente às demandas do consumidor, trazendo soluções personalizadas, mas principalmente, chegando até esse consumidor por diferentes canais de venda, priorizando o digital”, aponta o executivo. “Iniciativas inovadoras e a proximidade com o consumidor, têm sido a chave para o sucesso deste segmento, mostrando que o mercado de materiais escolares passou por um processo de diversificação de canais, e de digitalização, trazendo cada vez mais praticidade para o consumidor final”, completa.