• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home PME & Negócios

PMEs mantêm consistência em faturamento e crescem 9,7% em dezembro

Resultados recentes indicam impacto modesto das compras relacionadas a Black Friday e Natal nas PMEs do Comércio neste ano

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
31/01/2024
em PME & Negócios
A A

LEIA TAMBÉM

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

PayPal lança nova solução para pequenas e médias empresas

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica expansão de 9,7% na movimentação financeira média das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em dezembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, o indicador fecha o último trimestre de 2023 com crescimento expressivo (+12,7% frente ao quarto trimestre de 2022).

Pela ótica setorial, de acordo com Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, no último mês os resultados estiveram em linha com as tendências evidenciadas pelo índice desde o segundo trimestre de 2023: grande contribuição das PMEs dos setores industrial e de serviços como impulsionadores do crescimento deste mercado em 2023.

No setor industrial, o crescimento de 21% registrado em dezembro pelo IODE-PMEs se mostrou, novamente, disseminado entre as atividades contempladas no indicador. “De 23 subsetores da indústria de transformação acompanhados pelo índice, 19 mostraram crescimento no último mês, com destaque para as atividades de: ‘Fabricação de bebidas’, ‘Impressão e reprodução de gravações’ e ‘Metalurgia’”, afirma Beraldi.

Já no segmento de Infraestrutura, o IODE-PMEs mostrou avanço relativamente mais modesto da movimentação financeira real das PMEs em dezembro. A alta foi de 1% com avanço das atividades no segmento ‘Serviços especializados para construção’ e recuperação em ‘Construção de edifícios’, mas ainda resultado fraco no segmento de ‘Obras de infraestrutura’.

Por fim, no mês, as PMEs do Comércio registraram novamente retração no faturamento real em termos anuais (-1,1% YoY em dezembro/23). “Isso ocorreu devido à contribuição relativamente fraca das vendas relacionadas ao Natal no varejo, após as expectativas também não atendidas durante o período da Black Friday – lembrando que as PMEs do setor já haviam apresentado queda também no mês anterior (-1,6% YoY em novembro/23)”, diz Beraldi. 

Tags: EmpresasFaturamentoNegócios
Anterior

Taxa de desemprego cai a 7,4%

Próximo

Mercado Livre fecha naming rights do Pacaembu

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos
Negócios

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

por Thaïs Grandisoli

Neste mês, o Brasil mais uma vez se une ao movimento global do Maio Amarelo, uma campanha internacional dedicada à...

Leia maisDetails
PayPal lança nova solução para pequenas e médias empresas

PayPal lança nova solução para pequenas e médias empresas

Bling lança plataforma Meu Negócio

Bling lança plataforma Meu Negócio

Pesquisa da M3 aponta principais motivos para empresas buscarem crédito no mercado

Pesquisa da M3 aponta principais motivos para empresas buscarem crédito no mercado

Credix lança FIDC de R$ 300 milhões para apoiar pequenos negócios

Credix lança FIDC de R$ 300 milhões para apoiar pequenos negócios

Ele vendia de porta em porta, hoje fatura R$ 5 milhões ao ano e está lançando sua marca de calçados própria Saiba como o hub de integração e automação simplificou a gestão de empresário paulista e o ajudou a alcançar um faturamento de R$400 mil/mês

Ele vendia de porta em porta, hoje fatura R$ 5 milhões ao ano e está lançando sua marca de calçados própria

Próximo
Mercado Livre fecha naming rights do Pacaembu

Mercado Livre fecha naming rights do Pacaembu

Biotrop estrutura FIDC em conjunto com Opea

Biotrop estrutura FIDC em conjunto com Opea

Itaú Unibanco otimiza endomarketing com o Marketing Cloud

Itaú Unibanco otimiza endomarketing com o Marketing Cloud

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.