PMEs mantém ritmo de crescimento e avançam 10%

Registrou novo avanço após alta de 14,6% em outubro, corroborando a tendência setorial vista nos últimos meses

Reprodução

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica expansão de 10,1% na movimentação financeira média das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em novembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É um bom ritmo de crescimento neste quarto trimestre, segundo Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, que ressalta também o avanço expressivo em outubro (+14,6% YoY). No acumulado do ano até novembro, o índice mostra crescimento de 6,4% na comparação com igual período do ano anterior.

IODE-PMEs

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, divididas em 678 atividades econômicas que compõem quatro grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

De acordo com economistas, o resultado do último mês, do ponto de vista setorial, se mostrou alinhado às tendências apresentadas pelo índice desde o segundo trimestre do ano, com as PMEs Industriais e de Serviços protagonizando o crescimento do mercado brasileiro em 2023. “O comportamento do IODE-PMEs se mostra alinhado com o desempenho do PIB brasileiro no terceiro trimestre do ano, que também foi puxado na margem pelo avanço das atividades industriais e de serviços”, reforçam.

Sair da versão mobile