• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 31 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Políticas de investimento latino-americanas lideram em sustentabilidade financeira

A maioria dos latino-americanos quer que os seus bancos parem de fornecer crédito a empresas que não cumpram os critérios ESG

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
27/02/2024
em Economia, ESG
A A

LEIA TAMBÉM

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

Os clientes dos bancos de varejo na América Latina afirmam que a política de investimento do seu banco é o elemento mais importante das suas credenciais de “financiamento sustentável”, de acordo com uma pesquisa realizada em seis países pela Sherlock Communications. Quando questionados aos latino-americanos o que esperavam de um banco que afirma ser sustentável, 43% em toda a região disseram que a clareza em torno da política de investimento do banco era crítica, mais do que qualquer outro elemento. No Brasil, 38% consideram a transparência importante.

Além de ser o elemento mais importante das reivindicações de sustentabilidade de um banco, 81% dos entrevistados (sendo 83% dos brasileiros) afirmaram que os bancos devem informar os seus clientes sobre a forma como estão a utilizar os seus fundos de depósito. No entanto, apenas 27% dos respondentes brasileiros sentem que os seus bancos já forneçam informações claras sobre como investem o seu dinheiro, com outros 8% a reportarem que “sentem que os bancos partilham esta informação, mas tendem a colocá-la sem destaque no meio de outros textos.” 

Apenas 6% dos entrevistados em toda a América Latina e 5% no Brasil  relataram que não se importam com a forma como os seus bancos investem o seu dinheiro. “Este levantamento mostra muito claramente que existe uma grande lacuna entre as expectativas dos clientes relativas à transparência dos bancos de suas políticas e carteiras de investimento e a forma como os bancos estão realmente comunicando isso”, afirma Patrick O’Neill, sócio-gerente da Sherlock Communications.

“A pesquisa mostra que uma proporção significativa de latino-americanos acredita que seus bancos deveriam usar suas políticas de investimento para criar uma mudança no comportamento das empresas – e não apenas daquelas que estão claramente operando à beira da ilegalidade, mas também daquelas que estão ativas em indústrias que têm um impacto ambiental negativo”, afirma Pedro Gerhardt, sócio-gerente da consultoria de sustentabilidade Kaapora Finance. 

Embora a grande maioria dos entrevistados tenha afirmado que as empresas deveriam ser excluídas do crédito por estarem ligadas ao crime organizado (80%), aquelas que causam desastres ambientais (80%) e aquelas ligadas ao trabalho infantil (78%). No Brasil os números apresentados respectivamente na pesquisa foram: 89%, 89% e 86%. No entanto,  também houve surpreendentemente forte apoio ao corte do crédito a algumas indústrias tradicionais. Por exemplo, 49% de todos os entrevistados acreditam que os seus bancos não deveriam financiar empresas petrolíferas, enquanto 51% acreditam que as empresas de fast fashion também deveriam ser barradas de crédito.

“A mobilidade das contas aumentou na América Latina nos últimos anos, impulsionada pelas fintechs e pelas inovações regulatórias em torno do sistema bancário aberto e das agências de crédito positivo. Já se foi o tempo em que os grandes bancos de varejo da região tinham contas “cativas” de clientes e este levantamento mostra que os vencedores desta nova era de mobilidade bancária serão os bancos que tenham políticas de investimento fortes – e que consigam comunicar essas políticas de uma forma claro e digerível”, finaliza Gerhardt.

Tags: EconomiaESGInvestimentos
Anterior

BRF tem lucro líquido de R$ 823 milhões

Próximo

Filma Eu cresce dez vezes após investimento de Carol Paiffer

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho
ESG

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

por Jhulia Caballero

Com a chegada dos dias frios, o Shopping Villa Lobos promove uma Campanha do Agasalho e reforça seu compromisso com...

Leia maisDetails
CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

Venda de títulos do Tesouro Direto totaliza R$ 7,09 bilhões em abril, com forte demanda por títulos indexados à Selic

Tesouro Direto registra R$ 7,1 bilhões em vendas no mês de abril

Indigo acelera remoções de carbono do solo para a Microsoft em segunda colaboração

Indigo acelera remoções de carbono do solo para a Microsoft

A Receita Federal revisou para baixo a projeção de contribuintes que serão impactados pela cobrança do imposto mínimo de 10%

Governo recalibra reforma do IR e prevê menor alcance do Imposto Mínimo

Laborsan Agro apoia o Congresso Nacional de ESG 2025

Laborsan Agro apoia o Congresso Nacional de ESG 2025

Próximo
Filma Eu cresce dez vezes após investimento de Carol Paiffer

Filma Eu cresce dez vezes após investimento de Carol Paiffer

Governo lança programa para proteger investimentos verdes

Governo lança programa para proteger investimentos verdes

Crypto.com anuncia acordo estratégico com o BTG Pactual 

Crypto.com anuncia acordo estratégico com o BTG Pactual 

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.