Empresa estreia na ABF Expo com campanha que oferece o equivalente a 100% da taxa de franquia em produtos, estande imersivo e degustação de produtos
A Polpanorte, marca de açaí líder nacional em vendas (Scannshare Brasil), está pela primeira vez na maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2025. A marca, que recentemente completou 30 anos, tem como principais diferenciais a excelência no processo de fabricação e o sabor de cada item de seu portfólio. Em 2023 abriu as primeiras lojas piloto no Paraná e, no ano seguinte, inaugurou três quiosques no Parque Ibirapuera. Em 2025 apresentou para o mercado seu modelo de franquias e, em apenas 6 meses, já conta com 16 operações – em 6 estados – e a previsão é crescer 150% ainda este ano, chegando às 40 lojas e quiosques abertos. Com opções de investimento inicial a partir de R$ 150 mil e potencial de faturamento de cerca de R$ 1 milhão ao ano, a Polpanorte se destaca pela versatilidade e praticidade no atendimento ao público, com unidades de 8 a 80m2.
“Entrar para o segmento de franchising foi um passo bastante estudado. Testamos, avaliamos e validamos cada um dos formatos por meio de nossas unidades próprias e assim conseguimos aprimorar tanto a estrutura física dos quiosques e lojas quanto o modelo de negócio oferecido e o cardápio. Com isso, já iniciamos o processo de maneira sólida, o que permite uma expansão rápida, consistente e segura, tanto para a Polpanorte quanto para cada um dos empreendedores que se juntarem a nós”, comenta João Zeppone, CEO da companhia.
São dois modelos de quiosque e um de loja, que podem ser instalados em shoppings, galerias, regiões comerciais com grande fluxo de pessoas, estacionamentos, supermercados e outras áreas internas e externas. Dentre os produtos vendidos estão: açaí, mais de 20 opções de toppings, cremes e sorbets, smoothies, sucos naturais e bebidas funcionais. Para o evento a franqueadora preparou uma campanha comercial exclusiva: quem fechar negócio ao longo da feira receberá o equivalente a 100% da taxa de franquia em produtos.
“Acreditamos profundamente no potencial do nosso negócio e, por isso, estruturamos essa ação, que irá acelerar a operação dos novos franqueados, garantindo que eles comecem com força total, estoque, rentabilidade e segurança. Nossa visão é clara: democratizar o acesso a um produto de qualidade superior, com uma marca líder de mercado, e gerar oportunidades reais de crescimento para quem empreende conosco. Estamos prontos para abrir as portas para novos parceiros que queiram fazer parte dessa jornada de sucesso”, diz Carlos Bentim, Diretor Comercial, Marketing e Trade da empresa.
Experiência e sabor
Seguindo a identidade visual presente nas unidades Polpanorte e o conceito “Natural do Brasil” adotado pela marca em seus slogans e campanhas, o estande na feira está ambientado com elementos orgânicos e tipicamente nacionais, como palmeiras, plantas e texturas amadeiradas, que trazem aconchego ao espaço e harmonizam com as ilustrações de frutas nas paredes, assinadas pelo artista paraense Santo, que desenvolveu toda a decoração das franquias e os materiais de marketing na empresa, usando como inspiração seu olhar de quem nasceu e vive na Floresta Amazônica, berço da fruta que é carro chefe da marca: o açaí.
Para que os possíveis investidores possam conhecer a qualidade dos produtos, o mix do cardápio e o sabor inconfundível Polpanorte, a empresa conta também com uma estação de degustação que vai oferecer do açaí ao suco, dos sabores clássicos às combinações exclusivas, chamadas de “Originais Polpanorte”. Além disso, é possível ter a dimensão da operação, bem como cada detalhe, por meio de uma loja compacta montada dentro do estande. Óculos de realidade virtual que permitem que o visitante conheça as origens do açaí, desde a colheita da fruta até o consumidor final complementam a imersão.
“Um dos nossos principais diferenciais é a verticalização. Somos uma empresa com duas plantas industriais, uma no Pará e outra no Paraná, que proporcionam, além de fabricação própria, total controle da qualidade do produto, da colheita até a loja do franqueado. Quando somamos à isso uma marca consolidada, que há três décadas está presente na vida de diversos consumidores, chegamos a um diferencial competitivo muito relevante”, finaliza Patrick Decesaro, Head de Franchising da Polpanorte.
Sobre a Polpanorte
Referência em processamento de frutas e produção de polpas, açaí, cremes e sorbets, a Polpanorte se destaca pelo alto padrão de qualidade e 30 anos de experiência no mercado. Com um portfólio robusto de mais de 130 produtos, a marca está presente em 40 mil pontos de venda no Brasil e no exterior. Líder nacional na produção e comercialização de açaí, mantém operações industriais no Paraná e Pará, investindo constantemente em inovação e expansão. Fechou 2024 com crescimento de 30% no comparativo com o ano anterior, ultrapassando a casa dos R$ 540 milhões de faturamento, sendo o açaí o responsável por mais da metade desse volume. Atualmente, seus produtos alcançam 21 países, impulsionando um crescimento sustentável no varejo e na exportação, e consolidando a Polpanorte como uma das principais marcas do setor alimentício.