Empresas de sucesso investem na diversidade como uma estratégia para impulsionar inovação e melhorar o desempenho organizacional. Um estudo publicado pelo BCG (Boston Consulting Group) mostrou que empresas com equipes de gestão diversificadas geram 19% mais receita proveniente de inovação do que aquelas com menor diversidade. Isso demonstra que a inclusão não é apenas uma questão ética, mas também uma estratégia de negócios que pode fortalecer o desempenho financeiro e fomentar a inovação.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Great Place to Work (GPTW), seja qual for a área de atuação de uma companhia, os níveis de inovação são mais altos quando há pontos de vista diversos – de gênero, etnia, idade, formação, entre outros. De acordo com a entidade, entre os benefícios de se investir na diversidade dentro da empresa, estão o aumento a eficiência e a criatividade; a melhora da imagem diante o mercado; uma maior identificação com o público em ações publicitárias; o aumento do alcance da marca; a queda da taxa de rotatividade; e o estímulo à motivação e engajamento.
O Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2024, do GPTW, aponta que a “mentalidade da liderança” é o principal fator de impedimento para a diversidade. Por isso, a importância de trabalhar o tema em todos os níveis da organização, de cima para baixo. Veja três exemplos de empresas que investem na diversidade e saiba como elas fazem isso.
Tecnobank: Comitê de Diversidade e mulheres na liderança
A empresa conta com 50% de mulheres no quadro de colaboradores e 50% de mulheres nos cargos de alta liderança. No último mês, a Tecnobank lançou no YouTube, Spotify e outros agregadores um videocast chamado “É com ELAS”, com seis episódios para inspirar e servir de fonte de empoderamento para mulheres, no ambiente de trabalho e fora dele.
Além disso, a empresa possui um Comitê de Diversidade, com o propósito de transformar a cultura interna e promover a equidade. O coletivo, formado para discutir e promover a inclusão de grupos minoritários no ambiente de trabalho, desenvolve ações práticas em parceria com a liderança da empresa. “O objetivo é criar um espaço mais inclusivo e representativo, refletindo a verdadeira diversidade da sociedade brasileira“, afirma Andréia Malaquias, especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional e responsável pelo Comitê de Diversidade da empresa.
O coletivo é responsável por diversas iniciativas, incluindo a elaboração de programas de inclusão, a identificação de lacunas na diversidade e o apoio ao desenvolvimento de um Mapa de Aprendizagem. Andréia destaca a importância do acompanhamento contínuo das ações: “A diversidade não é apenas uma meta, mas uma prática contínua. O acompanhamento regular e a medição dos compromissos assumidos são fundamentais para o sucesso do programa”.
Grupo Marista e as vagas afirmativas
O Grupo Marista lançou um processo seletivo que prioriza vagas afirmativas para pessoas pretas e pardas. Desde julho de 2023, todas as vagas da empresa são disponibilizadas prioritariamente para esses grupos durante 30 dias. “Nosso foco é ampliar a representatividade étnico-racial em nossas equipes e garantir que mais profissionais com histórias e vivências diversas tenham acesso às oportunidades de crescimento conosco”, explica a coordenadora de Atração e Inclusão do Grupo Marista, Tânia Mior Botemberger.
Com foco no público interno, a abertura de vagas direcionadas para pessoas pretas e pardas resultou na contratação de 256 colaboradores. Além disso, mutirões de vagas específicas para pessoas com deficiência são realizados na instituição desde 2022 e garantem a contratação de novos colaboradores, além da inserção de cadastros no banco de currículos. No último ano, dois mutirões preencheram 61 oportunidades para PcDs. O foco na inclusão fez com que a empresa organizasse grupos de escuta sobre a temática, investindo em troca de experiências e trilhas de aprendizagem com o programa de Diversidade e Inclusão que fornece informações e engaja colaboradores para serem agentes de transformação social.
Iniciativas do Sicredi para todos os públicos
O Sicredi conta com uma participação feminina no setor de agronegócio que representa 24% dos associados, totalizando cerca de 170 mil produtoras rurais. Esse número supera o dado do último Censo Agropecuário do IBGE, que indica que 18,6% das propriedades rurais brasileiras são conduzidas por mulheres. Como resultado, a carteira de crédito para empresas lideradas por mulheres alcançou R$ 7,2 bilhões, atendendo mais de 55 mil empresas gerenciadas por associadas ao longo de 2023.
“Acreditamos no potencial dos negócios promovidos por mulheres nas diversas áreas de atuação, incluindo o agronegócio. Para fomentar ainda mais a força feminina, direcionamos recursos para as nossas associadas, reconhecendo e auxiliando na solução dos desafios que as mulheres frequentemente enfrentam ao empreender”, enfatiza o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.