Positiv.a capta R$ 8, 3 milhões na maior rodada equity crowdfunding do Brasil

Rodada contou com 188 investidores, entre consumidores, family offices e pessoas engajadas com causas socioambientais.

Diuvlgação/Positiv.a

Marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado, a positiv.a acaba de realizar a maior rodada equity crowdfunding do Brasil. A rodada teve início em 5 de outubro por meio da plataforma Kria, com o objetivo de possibilitar que  a comunidade  da marca se tornasse sócia do negócio. A meta mínima, de R$ 6 milhões, foi alcançada logo na primeira semana. Encerrada em 15 de dezembro, a captação chegou a R$ 8, 3 milhões.

Entre os investidores, além dos consumidores, a rodada teve a participação de family offices e pessoas engajadas com a causa ambiental, como Natalie Unterstell, presidente do grupo Talanoa, que promove a inovação política e o diálogo para a ação climática e o desenvolvimento sustentável, e membro do Green Climate Fund. Ao todo foram 188 investidores, 80% deles clientes, 20% não clientes, sendo 36,4% mulheres e 63,59% homens, que investiram a partir de R$5 mil

“A captação via equity crowdfunding nos deixou imensamente felizes por possibilitar uma aproximação ainda maior com os nossos clientes, que agora são nossos sócios.  A comunidade como impulsionadora de trocas positivas presente do dia a dia das pessoas, vai nos levar ao nosso grande objetivo de estar em 20% dos lares brasileiros”, revela Marcella Zambardino, Diretora de Impacto e cofundadora da positiv.a. O valor captado será utilizado para a integração e transformação da fábrica; investimento em vendas recorrentes; aquisição; comunidade; inovação; evolução do portfólio e capital de giro.

“Acreditamos que a rodada foi um sucesso por evidenciar que os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto positivo que podemos promover no mundo com uma produção e consumo responsável. Vamos aplicar o valor captado para quadruplicar o faturamento nos próximos 5 anos e investir em tecnologia para democratizar o acesso a produtos ecológicos”, celebra Alex Seibel, sócio fundador e co-CEO da positiv.a.  Atualmente, 62% dos produtos da positiv.a já tem valor igual ou menor que os produtos convencionais, com todos os atributos de uma marca ecológica.

O sucesso da rodada, segundo a positiv.a, se deve também a escolha da plataforma Kria. Com 10 anos de experiência, é pioneira no equity crowdfunding brasileiro, e tem um portfólio com 14 exits – ou retornos gerados aos investidores –, o maior do mercado. Além disso, positiv.a e Kria são certificadas pelo Sistema B, movimento global de empresas que buscam aliar lucro com o desenvolvimento socioambiental. 

“Aqui no Kria estamos alinhados com o sucesso dos negócios no longo prazo. Investimos junto com nossos investidores em todos os negócios que selecionamos, e a nossa rodada com a positiv.a foi uma história muito entusiasmante – batemos recorde no mercado, com um negócio de impacto e que tem a sua comunidade no centro. Mas esse investimento é apenas o primeiro passo de nossa jornada juntos. Não poderia estar mais contente de receber a positiv.a em nosso portfólio e estamos prontos para acompanhá-los e ajudá-los nos seus desafios de crescimento, agregando a expertise de toda a nossa comunidade no processo.”, explica Camila Nasser, cofundadora e CEO do Kria. 

“Investir no que tem impacto e está alinhado com nossos valores e visões de mundo é a melhor forma de investir com impacto, investir no que se acredita. Quem muito fala de cultura ESG, também precisa ‘put the money where the mouth is’. Ou seja, aproveitar as oportunidades concretas de investir, mesmo na pessoa física e pequena escala. Neste sentido, eu escolhi investir, em pequena escala e no CPF, na positiv.a”, conta Natalie Unterstell, investidora da rodada, presidente e membro de grupos de impacto. 

“A positiva já vem transformando os produtos de bens de consumo massivo diário e inspirando outras marcas a se moverem para embalagens e fórmulas mais conscientes. Com essa captação e a fabricação própria, estamos cada dia mais preparados para escalar o negócio ”, explica Leandro Menezes, CEO da positiv.a. 

Snapshot da rodada 

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