A Alphabet, controladora do Google, está considerando a possibilidade de adquirir a empresa de software de marketing HubSpot, uma movimentação que, provavelmente, atrairia a atenção dos reguladores. Mesmo que muitos especialistas concordem que isso não necessariamente restringiria a concorrência, tal negócio exigiria que o gigante da tecnologia enfrentasse uma nova frente em sua batalha com os órgãos reguladores antitruste.
Segundo relatos da Reuters na semana passada, o Google estava avaliando a viabilidade de uma oferta pela HubSpot, que atualmente possui um valor de mercado de US$ 34 bilhões. No entanto, o Google ainda está ponderando os riscos antitruste envolvidos em um possível acordo e ainda não tomou uma decisão definitiva quanto à realização de uma oferta.
Quase uma dúzia de especialistas em questões antitruste e analistas do setor expressaram em entrevistas e análises que seria improvável que uma aquisição pelo Google prejudicasse a concorrência. Eles argumentam que isso se deve ao fato de que o setor em que a HubSpot opera, conhecido como software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), já conta com a presença de vários players importantes.
O Google está atualmente enfrentando diversos desafios antitruste, incluindo dois processos judiciais movidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Um desses processos acusa o Google de abusar de sua posição dominante como líder de pesquisa online, enquanto o outro alega que a empresa está monopolizando o mercado de publicidade digital. Esses processos destacam as preocupações das autoridades reguladoras em relação ao poder e à conduta do Google no mercado digital.