Práticas ESG potencializam e aumentam consumo das marcas do interior, mostra estudo do Grupo EP

Estudo com foco em atuação regional revela que consumidores prezam pela transparência das marcas em relação à sustentabilidade

Durante o mês de junho, conhecido por ser dedicado ao meio ambiente, a sigla ESG (Environmental, Social e Governance) ganha ainda mais destaque, o que revela um conjunto de ações ambientais, sociais e de governança praticadas pelas empresas, que têm crescido rapidamente nos últimos anos. O Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, divulgou um estudo sobre o aumento do consumo de mídia pelo “Shopper ESG”, consumidor consciente do impacto de suas escolhas de consumo, com dados inéditos sobre os veículos do interior paulista. Clique aqui para acessar o relatório. 

De acordo com o Google Trends, o interesse pelo ESG tem crescido significativamente no Brasil, tornando-o o país da América Latina com o maior número de buscas pela sigla e um dos 25 países no mundo com mais pesquisas sobre o tema nos últimos 12 meses. Um exemplo desse aumento é destacado no estudo do Grupo EP, que revela que 93% das pessoas acreditam que as empresas deveriam ajudar os consumidores a serem mais responsáveis pelo meio ambiente. 

O estudo revela ainda que o público conhecido como “Shopper ESG” – aqueles que priorizam a sustentabilidade e responsabilidade social ao consumir – tem uma presença significativa no interior paulista, com idades entre 25 e 44 anos. Além disso, este público demonstra comportamento multicanal, engajando-se nos diversos meios de comunicação do Grupo EP, como TV aberta, programas de rádio e redes sociais. Os portais regionais da empresa registraram 2,4 milhões de visitas de usuários interessados em sustentabilidade, resultando em um interesse de compra sete vezes maior do que em portais de notícias para produtos similares, conforme indicado pela Kantar Ibope Media.

Também é apontado no estudo que 57% dos consumidores já deixaram de comprar de uma empresa após descobrir que ela prejudica o meio ambiente, por isso, desejam ver nas marcas transparência quanto ao impacto das ações da empresa, campanhas de mídia que gerem conscientização, e apoio a ONGs ou movimentos que atuam à frente dessas questões.

Stéfani Espinosa, gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP, destaca que o crescente interesse e engajamento dos consumidores com o ESG refletem uma transformação significativa no cenário do consumo. “O público está cada vez mais interessado nas práticas sustentáveis do que apenas em produtos de qualidade. Ele quer marcas que também abracem valores ambientais e sociais. Abordar temas ESG nos meios de comunicação fortalece a fidelidade do consumidor e contribui para aprimorar a reputação e a confiança nas marcas“, afirma.

Sair da versão mobile