Estão abertas as inscrições para o Biosummit Reconhece, prêmio que vai indicar produtores rurais que utilizam bioinsumos em seus processos, contribuindo de forma efetiva na melhoria dos resultados, como aumento de produtividade e/ou redução dos custos de produção, respeitando os recursos naturais, a biodiversidade e as pessoas envolvidas no negócio.
As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio, considerando os seguintes critérios: sustentabilidade; produtividade; inovação; geração de valor; e parcerias para promoção de uma agricultura mais sustentável.
Segundo Daiana Bisognin Lopes, CEO da FB Group, organizadora do evento, após receber as indicações/inscrições, será feito um filtro e análise das informações recebidas, validando as candidaturas que se enquadrem nas regras do prêmio. “O comitê técnico do Biosummit então vai selecionar dois produtores que serão homenageados durante o evento”, explica.
Entre os objetivos do Biosummit Reconhece estão: promover histórias de produtores rurais que atuam e contribuem para uma agricultura sustentável;
incentivar sustentabilidade econômica, social e ambiental; multiplicar e tornar conhecido publicamente os resultados alcançados; reconhecer a contribuição desses produtores nas atividades agropecuárias; e fortalecer a rede e multiplicar informações para uma agropecuária cada vez mais responsável.
Estão elegíveis para participar do reconhecimento produtores rurais que sejam proprietários ou gestores de pequenas, médias ou grandes propriedades agropecuárias que que atendam aos critérios do regulamento e cumpram rigorosamente a legislação vigente.
A produção agrícola responsável é um modelo de agricultura que busca equilibrar produtividade com sustentabilidade ambiental, justiça social e viabilidade econômica. Isso significa produzir alimentos e matérias-primas respeitando os recursos naturais, os direitos dos trabalhadores e as comunidades locais, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também produzirem. Esse conceito está cada vez mais presente em políticas públicas, exigências de mercado internacional e demandas dos consumidores por produtos mais éticos e sustentáveis.