A produção global da Toyota caiu em junho, registrando queda pelo quinto mês consecutivo, enquanto a montadora japonesa continua sendo duramente atingida por um escândalo de certificação em seu mercado doméstico e uma guerra de preços na China.
A produção mundial da maior montadora do Japão caiu 12,9%, para 795.862 veículos, em junho, o declínio mais acentuado desde dezembro de 2022. No mercado doméstico, a produção recuou 18,8% depois que o Ministério dos Transportes encontrou irregularidades nos pedidos da Toyota e de outras montadoras para certificar determinados modelos, ampliando um escândalo de segurança automotiva.
Na China, onde fabricantes nacionais de veículos elétricos, como a BYD, têm conquistado rapidamente participação no mercado e reduzido agressivamente os preços, a produção caiu 21,7%, marcando o quinto mês consecutivo em que a produção da Toyota caiu 20% ou mais.
As vendas globais da Toyota recuaram 5,1% durante o mês, prejudicadas pelas quedas no Japão e na China. A montadora divulgará seus resultados para o trimestre na quinta-feira (25). Durante os primeiros seis meses deste ano, a produção global da montadora caiu 5%, enquanto as vendas globais recuaram 0,9%.
Espera-se que ela registre um aumento de 21% no lucro operacional em relação ao ano anterior, para 1,35 trilhão de ienes (US$ 8,7 bilhões), de acordo com um consenso de estimativas da LSEG de seis analistas, ajudada por um iene mais fraco e pela forte demanda por veículos híbridos nos Estados Unidos.