O programa Creative SP, parceria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico), levou 103 empresas ao exterior no ano passado, gerando recorde de R$ 725 milhões em negócios e movimentando 6.448 empregos diretos e indiretos.
O número é superior a 2023, quando foram nove missões internacionais e 80 empresas participantes, com R$ 404 milhões em potencial de negócios, resultantes de um investimento de R$ 4,7 milhões.
Em 2024, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Fringe (Escócia), na Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra) e Ventana SUR (Uruguai).
A ação realizada pela CreativeSP no South by Southwest (SXSW) em 2024 foi um grande destaque. A Casa São Paulo, uma estrutura imponente montada em frente ao hangar principal do evento, teve como objetivo promover São Paulo como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina.
Durante o evento, o governo de São Paulo buscou atrair investimentos estrangeiros e posicionar a cidade como um centro global para inovação, tecnologia e economia criativa. O SXSW, que acontece anualmente em Austin, nos Estados Unidos, é um dos maiores eventos de inovação do mundo, reunindo empresas, empreendedores e líderes do setor.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Além da geração de negócios, a iniciativa busca promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.