O mercado de programas de fidelidade tem ganhado maior importância nos últimos anos, como mostra a terceira edição do Panorama da Fidelização no Brasil, feita pela da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). A pesquisa revelou que 85% dos consumidores afirmaram preferirem comprar em empresas que possuem programas de fidelidade. No ano anterior, esse número foi de 72%.
Os dados mostram que os programas de fidelidades estão presentes em diversos segmentos, inclusive no agronegócio. A Orbia é um exemplo de empresa brasileira que mostra o sucesso desse estilo de negócio. A empresa, que possui o maior marketplace do agro, e, em 2023, organizou a terceira edição da Agrofriday, campanha de descontos no resgate de pontos do programa. Com mais de 25 mil produtos e serviços disponíveis, a Orbia registrou um recorde de resgate de quase 506 milhões pontos resgatados entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro, enquanto duraram as ofertas. Durante a campanha, os produtos mais resgatados foram ar-condicionados, televisores, notebooks e copos térmicos. Do lado dos serviços, os mais solicitados foram licença Climate Fieldview, Agricultura de Precisão e Aplicativo de monitoramento de lavouras, mostrando que o produtor rural pode se beneficiar de um programa de fidelidade de diferentes maneiras.
Esse tipo de programa se tornou algo além de uma estratégia de venda, representando também uma maneira de valorizar os clientes. É um sistema de recompensas, em que o consumidor pode adquirir diferentes benefícios ao escolher comprar naquela determinada marca. Portanto, as vantagens ocorrem para os dois lados e esse sistema pode ser algo muito benéfico para as empresas. Apenas no segundo semestre de 2023, as associadas à ABEMF viram seu faturamento bruto crescer em 20,4%, alcançando um valor de R$ 4,9 bilhões no período. Nesses meses, 209,7 bilhões de pontos/milhas foram emitidos, sendo que 5% vieram da compra de passagens aéreas, e 95% acumulados pelos participantes em compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços.
Desde 2015, a Orbia desempenha esse trabalho para os produtores e produtoras rurais, naquela época com o nome de Rede Agroservices da Bayer, evoluindo em 2019 para a coalizão de parceiros que caracteriza a Orbia atualmente. Desde o seu começo, a empresa visava proporcionar benefícios tangíveis, transformando as compras de insumos, seguros e equipamentos em pontos que podem ser resgatados.
“O Programa de Fidelidade é uma estratégia para gerar ainda mais valor na cadeia produtiva, fortalecendo o relacionamento entre os produtores e os parceiros da Orbia. Sabemos que a compra dos insumos agrícolas é um investimento que demanda planejamento e tem um alto valor agregado, e ao fazer parte da plataforma, este investimento retorna em forma de pontos que podem ser trocados por benefícios. Ao acumular pontos, o produtor pode trocar desde o celular até um serviço de aplicação de defensivos em sua fazenda. Ele escolhe a forma que deseja utilizar seus pontos e adquire produtos ou serviços que normalmente precisaria comprar”, explica Ivan Moreno, CEO da Orbia.
Hoje, são mais de 235 mil produtores rurais cadastrados na plataforma e, entre 2018 e 2023, foram mais de 29.5 bilhões de pontos resgatados. “Acredito que o sucesso de um programa de fidelidade está aliado, também, às novidades que ele oferece. Na Orbia, por exemplo, contamos com mais de 25 mil opções, que vão desde assessorias especializadas, licenças de software, agricultura de precisão, gestão financeira, consultorias com os melhores profissionais, assessorias agronômicas, aplicação de defensivos, pulverização de fertilizantes, monitoramento climático, manejo de solo, entre outros. É uma grande oportunidade para o produtor rural que normalmente já contrataria este serviço, mas pode utilizar seus pontos para adquirir”, completa Ivan.
O cadastro de pontos na plataforma é fácil e flexível. Produtores podem acumular pontos cadastrando notas fiscais de compras em parceiros ou realizando compras, diretamente na página da Orbia, nos sites dos parceiros. As notas fiscais emitidas nos últimos 90 dias são verificadas e, se estiverem em conformidade, os pontos são creditados na conta do usuário.