Programa de recompra turbina ações da Yduqs

Empresa de educação anuncia recompra expressiva de até R$ 300 milhões

As ações da Yduqs, que possui redes de universidades como Estácio e Ibmec, abriram o dia com uma forte alta de quase 10%, liderando as valorizações do Ibovespa. O impulso veio após o anúncio de um programa de recompra de até 31 milhões de ações nos próximos 18 meses.

O valor representativo do programa de recompra da Yduqs equivale a 10% do capital em circulação, e as ações adquiridas pela tesouraria da empresa deverão ser canceladas. No ano, as ações da Yduqs tiveram uma queda de 51%, principalmente devido a preocupações com a nova regulação do Ministério da Educação para a educação à distância.

Conforme o documento, o objetivo do programa é gerar valor para os acionistas, utilizando recursos disponíveis para a compra de ações na bolsa de valores a preços de mercado.

“As ações adquiridas pela companhia serão mantidas em tesouraria, canceladas ou alienadas no mercado, respeitando o limite legal de até 10% do volume total das ações em circulação”, afirma a Yduqs.

Vale lembrar que o programa de recompra de ações é uma das maneiras de retornar valor aos investidores, mas também pode reduzir a liquidez dos papéis. Este é o terceiro programa de recompra de ações anunciado por empresas do setor de educação neste ano. A Cogna e a Ser já haviam lançado seus programas em junho de 2024, mas com montantes menos expressivos: de até 2,4% e 3,4% do capital em circulação, respectivamente, para os próximos 12 meses.

Sair da versão mobile