Programação do G20 Social é oficialmente confirmada

Pela primeira vez na história da Cúpula de Líderes do G20 haverá uma Cúpula Social

O G20 Social está se aproximando e promete ser um evento histórico, marcado pela participação direta da sociedade civil. Com a iniciativa liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Cúpula Social do G20 será realizada no Rio de Janeiro de 14 a 16 de novembro, reunindo vozes de cidadãos de 19 das economias mais poderosas do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Durante esses três dias, os participantes poderão se envolver em atividades autogestionadas e debates centrados em três eixos temáticos principais:

  1. Combate à fome, à pobreza e às desigualdades.
  2. Combate às mudanças climáticas e transição energética justa.
  3. Nova governança global.

O evento contará com uma feira que incluirá 146 bancas, distribuídas em várias categorias, como serviços, livros, artesanato e alimentação. Haverá também o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, apresentando shows de artistas brasileiros renomados nas três noites do G20 Social.

Além disso, as sugestões e ideias coletadas em reuniões de engajamento e através da plataforma Brasil Participativo serão discutidas e sistematizadas para a elaboração de um documento final que será aclamado durante a plenária do evento. A programação promete uma rica troca de experiências e propostas, refletindo o engajamento da sociedade em questões globais prementes.

A expectativa é de que o G20 Social não apenas fortaleça a inclusão das vozes dos cidadãos nas discussões globais, mas também contribua para soluções efetivas em questões críticas que afetam a humanidade.

Com o Brasil na presidência, houve uma ênfase especial em incluir vozes da sociedade civil e em promover um G-20 mais inclusivo e participativo, como evidenciado pela realização do G20 Social. O encontro no Rio de Janeiro no dia 18 de novembro será significativo, pois marcará a transição da presidência para a África do Sul, que assumirá o comando do G-20 após a cúpula.

Para ter acesso a programação completa com os horários e temas das plenárias, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile