As premiações corporativas são ativos cada vez mais usados por empresas como estratégia para retenção de talentos. Além de funcionar como uma demonstração e reconhecimento dos esforços dos profissionais, as premiações ajudam a engajar esses profissionais, que por sua vez se sentem mais valorizados e menos propensos a deixarem a organização em que atuam.
Dentre as opções de premiações que as empresas têm oferecido aos seus colaboradores, destacam-se as premiações individuais, por tempo de casa, datas comemorativas e aniversários – as informações são da Caju, empresa de tecnologia especializada em multi soluções para o RH.
A região Sudeste lidera as premiações corporativas no país, representando aproximadamente 45% do total de aportes mensais em premiações. Em seguida, o Sul concentra cerca de 20% dos aportes, o Nordeste com 15%, o Centro-Oeste com 12%, e o Norte com 8%. Esses números refletem o engajamento das empresas de cada região no reconhecimento e valorização dos colaboradores.
“As premiações corporativas vão além de incentivos financeiros. Elas são um reflexo do cuidado e da valorização que as empresas oferecem aos seus colaboradores, criando um ambiente mais produtivo e engajado,” afirma Fabiano Tiba, CRO e GM de Benefícios da Caju. “Investir em programas de premiação é uma estratégia eficaz tanto para reter talentos quanto para construir uma cultura organizacional mais forte.”
Ainda de acordo com o levantamento da Caju sobre as premiações, no Brasil, o setor de Comércio Varejista é o mais representativo, responsável por 12,3% do total deste tipo de ação, seguido pelo Comércio por Atacado (11,4%) e pelas Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação (8,1%). Outros setores relevantes são o de Construção (6,4%) e Serviços de Escritório e Apoio.
De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva em parceria com a LTM, 80% dos colaboradores acreditam que programas de premiação incentivam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral. O estudo também revela que 45% dos profissionais mais satisfeitos estão nesse grupo porque recebem alguma premiação da empresa. Esses dados reforçam o impacto positivo das premiações no ambiente corporativo.