O projeto DAC.SI, desenvolvido pelo Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, foi o grande vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, na categoria Meio Ambiente e Redução de Impactos Ambientais. DAC.SI é a sigla da iniciativa intitulada “Implementação de Infraestrutura Nacional e Centro de Competência em PD&I para Testes e Validação de Tecnologias de Captura Direta de CO₂ do Ar”. A distinção, promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi entregue em cerimônia no Teatro PRIO, no Jockey Clube do Rio de Janeiro.
Para o diretor do IPR, Felipe Dalla Vecchia, a conquista reforça a importância do projeto executado em parceria entre o IPR e a Repsol Sinopec Brasil. “Este é o mais importante prêmio de inovação da indústria de óleo e gás do Brasil, receber este reconhecimento é comprovar a relevância do projeto dentro do cenário de inovação para soluções voltadas a atender desafios na área de meio ambiente e redução de impactos ambientais”, celebra.
A premiação reforça a relevância estratégica do DAC.SI no avanço de soluções de baixo carbono no país. O projeto tem como foco criar uma infraestrutura nacional dedicada ao desenvolvimento e à validação de tecnologias de Captura Direta de CO₂ do Ar (Direct Air Capture – DAC), alinhadas às metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris. Para isso, integra ações de pesquisa, inovação aberta e formação de especialistas, consolidando um ambiente robusto para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Entre os resultados já alcançados, destacam-se a implantação de três unidades DAC de diferentes escalas, incluindo o DAC 300TA, o maior equipamento do tipo em operação na América Latina, que está instalado no campus da PUCRS desde novembro de 2024.
A iniciativa também promove a criação de um ecossistema nacional de inovação em tecnologias de captura de carbono, o estabelecimento de um laboratório acreditado de acordo com a norma ISO/IEC 17025 para validação de processos e a capacitação de profissionais em áreas estratégicas para a transição energética.
Ao vencer o Prêmio ANP 2025, PUCRS e Repsol Sinopec Brasil reafirmam seu compromisso com a pesquisa aplicada orientada a negócios e com o desenvolvimento de soluções sustentáveis que contribuam para um futuro energético mais eficiente, seguro e de menor impacto ambiental.









