• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 30 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Projeto Fazedores de Café por NESCAFÉ forma primeira turma de baristas em Vitória

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
30/06/2025
em Empresas, ESG
A A
Projeto Fazedores de Café por NESCAFÉ® forma primeira turma de baristas em Vitória e mira expansão em 2025

LEIA TAMBÉM

Zup lança sua nova frente de pesquisa em GenAI com parcerias estratégicas

Edital de inovação da ENGIE tem 141 inscritos para usinas solares

Conectar pessoas, transformar vidas e gerar oportunidades por meio do café. Esse é o propósito do Fazedores de Café por NESCAFÉ®, que já impactou quase 350 jovens, com a meta de formar mais 170 ainda este ano.

O programa de capacitação inclui estudos sobre toda a cadeia cafeeira, promovendo empregabilidade, protagonismo juvenil e estímulo à sucessão familiar no campo. Em 2025, o calendário começou em São Paulo, berço do projeto e a edição mais recente foi realizada na cidade de Vitória (ES), entre os dias 23 e 27 de junho, com a participação de 10 jovens capixabas. Foi a primeira vez que a iniciativa esteve na capital do Espírito Santo, ampliando o alcance da iniciativa em território nacional e reforçando o papel do projeto como agente de transformação social. 

“A demanda por cafés de alta qualidade segue crescendo, e o mercado necessita de mão de obra qualificada para atender a essa nova realidade. Por esse motivo, é essencial que programas como o Fazedores de Café cheguem a outras regiões, capacitando jovens no campo e na cidade. Afinal, o café é uma paixão nacional”, comenta Bárbara Velo, Gerente de ESG de Cafés Nestlé. 

A trajetória de crescimento do projeto, iniciada em 2024, foi impulsionada pela promoção “Faça seu Mundo”, de NESCAFÉ® que, durante três meses, sorteou prêmios diários de 5 mil reais, destinando a mesma quantia para o projeto. “Com os recursos da campanha, pudemos chegar em diferentes cidades, ampliando as oportunidades de jovens de outras regiões do país”, completa Barbara 

Ao longo dessa jornada, o projeto acumula histórias inspiradoras de jovens que superaram situações de vulnerabilidade social para construir um futuro promissor no universo do café. A taxa de empregabilidade, em São Paulo, é de 90% ao final do curso, e alguns participantes já possuem suas próprias cafeterias, mudando também a realidade das comunidades ao seu redor.   

O corpo docente é formado por especialistas reconhecidos no mercado de café, que atuam voluntariamente por acreditarem no potencial transformador da iniciativa. Baristas premiados, mestres de torra, empreendedores e profissionais de diferentes áreas, compartilham seus conhecimentos com os alunos, contribuindo para uma formação de alta qualidade. Essa troca genuína de experiências enriquece o conteúdo das aulas e inspira os alunos a enxergarem novas possibilidades no universo do café. 

O impacto do Fazedores de Café vai além da formação inicial: alguns participantes agora fazem parte do corpo docente do projeto, compartilhando o aprendizado e ajudando a transformar outras vidas. “A cada edição, vemos histórias de superação e conquistas. Muitos ex-alunos hoje atuam em grandes cafeterias, abriram seus próprios negócios ou até voltaram para o projeto como professores. Essa é a força transformadora do café”, reforça Barbara. 

Em 2019, para suprir uma necessidade em relação à sucessão familiar, percebida pela Nestlé na sua cadeia de produtores – seja por desinteresse dos sucessores, ou por falta de conhecimento –, a empresa desenvolveu o Fazedores de Café Campo. 

Essa vertente do projeto incentiva jovens a permanecerem no campo, adotando práticas de agricultura regenerativa e explorando novas possibilidades no cultivo do café, e já impactou mais de 200 jovens. Entre eles, agricultores, estudantes e filhos de produtores em regiões como Linhares (ES), Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (MG) e Eunápolis (BA) participaram de aulas ministradas por especialistas do setor, com temas que vão desde conhecimentos técnicos de cultivo, análise multissensorial dos grãos até técnicas de barismo. 

“A sucessão familiar é um dos principais desafios da cafeicultura brasileira. Muitos jovens não se veem no campo e acabam deixando a atividade, migrando para cidades grandes e seguindo outras profissões. Com o Fazedores de Café Campo, conseguimos mostrar que há um futuro promissor na produção de cafés especiais, com inovação, propósito e valorização do trabalho no campo”, afirma Bárbara 

Além de uma capacitação tradicional, a iniciativa promove ações para um cultivo de café regenerativo e de máxima qualidade, auxiliando na manutenção produtiva. “Queremos contribuir para consolidação do mercado, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades”, completa Bárbara. 

Em 2025 o projeto seguirá sua jornada, visando atrair mais jovens produtores, ampliar o acesso à formação técnica e fomentar a permanência no campo por meio do conhecimento e da valorização da cafeicultura. Desde que foi criado, o Fazedores de Café Campo já revelou talentos que se destacaram em concursos de qualidade, criaram suas próprias marcas e passaram a adotar práticas mais inovadoras e sustentáveis em suas lavouras, não só em suas propriedades, mas também inspirando outras famílias da região. 

“Quando mostramos para esses jovens que é possível inovar, crescer e ser protagonista na cafeicultura eles passam a enxergar o campo com outros olhos. Essa mudança de olhar é o primeiro passo para transformar a realidade de toda uma comunidade”, reforça Bárbara. “Atualmente, mais de 20% dos participantes já têm o café como fonte principal de renda, mais da metade já tem sua própria marca de café, inclusive, vencendo concursos de qualidade”, completa. 

Tags: EmpresasESGMercadoNegóciosNESCAFÉ
Anterior

Paraná amplia projetos de irrigação para enfrentar seca e reduzir perdas na safra

Próximo

Plano Safra 2025/26 projeta investimentos e exige atenção estratégica dos produtores

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Zup lança ZupLab, sua nova frente de pesquisa em GenAI com parcerias estratégicas com UFPE e MIT
Empresas

Zup lança sua nova frente de pesquisa em GenAI com parcerias estratégicas

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Zup, empresa referência em desenvolvimento de soluções digitais e parte do Itaú Unibanco, oficializou na terça-feira (25) o lançamento da...

Leia maisDetails
ENGIE Brasil Energia é destaque no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Edital de inovação da ENGIE tem 141 inscritos para usinas solares

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo

Natura projeta avanço contínuo das margens em 2025 e 2026

Schneider Electric conquista posição de destaque no GPTW Diversidade

Schneider Electric conquista posição de destaque no GPTW Diversidade

Renk investirá €500 milhões para expandir produção de blindados

Renk investirá €500 milhões para expandir produção de blindados

QuintoAndar ultrapassa R$ 20 bilhões em valores transacionados em um ano

QuintoAndar ultrapassa R$ 20 bilhões em valores transacionados em um ano

Próximo
Começam negociações para o novo Plano Safra

Plano Safra 2025/26 projeta investimentos e exige atenção estratégica dos produtores

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo

Natura projeta avanço contínuo das margens em 2025 e 2026

Fundação Aperam anuncia projetos selecionados no Edital Ambiental 2025

Fundação Aperam anuncia projetos selecionados no Edital Ambiental 2025

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.