Conectar pessoas, transformar vidas e gerar oportunidades por meio do café. Esse é o propósito do Fazedores de Café por NESCAFÉ®, que já impactou quase 350 jovens, com a meta de formar mais 170 ainda este ano.
O programa de capacitação inclui estudos sobre toda a cadeia cafeeira, promovendo empregabilidade, protagonismo juvenil e estímulo à sucessão familiar no campo. Em 2025, o calendário começou em São Paulo, berço do projeto e a edição mais recente foi realizada na cidade de Vitória (ES), entre os dias 23 e 27 de junho, com a participação de 10 jovens capixabas. Foi a primeira vez que a iniciativa esteve na capital do Espírito Santo, ampliando o alcance da iniciativa em território nacional e reforçando o papel do projeto como agente de transformação social.
“A demanda por cafés de alta qualidade segue crescendo, e o mercado necessita de mão de obra qualificada para atender a essa nova realidade. Por esse motivo, é essencial que programas como o Fazedores de Café cheguem a outras regiões, capacitando jovens no campo e na cidade. Afinal, o café é uma paixão nacional”, comenta Bárbara Velo, Gerente de ESG de Cafés Nestlé.
A trajetória de crescimento do projeto, iniciada em 2024, foi impulsionada pela promoção “Faça seu Mundo”, de NESCAFÉ® que, durante três meses, sorteou prêmios diários de 5 mil reais, destinando a mesma quantia para o projeto. “Com os recursos da campanha, pudemos chegar em diferentes cidades, ampliando as oportunidades de jovens de outras regiões do país”, completa Barbara
Ao longo dessa jornada, o projeto acumula histórias inspiradoras de jovens que superaram situações de vulnerabilidade social para construir um futuro promissor no universo do café. A taxa de empregabilidade, em São Paulo, é de 90% ao final do curso, e alguns participantes já possuem suas próprias cafeterias, mudando também a realidade das comunidades ao seu redor.
O corpo docente é formado por especialistas reconhecidos no mercado de café, que atuam voluntariamente por acreditarem no potencial transformador da iniciativa. Baristas premiados, mestres de torra, empreendedores e profissionais de diferentes áreas, compartilham seus conhecimentos com os alunos, contribuindo para uma formação de alta qualidade. Essa troca genuína de experiências enriquece o conteúdo das aulas e inspira os alunos a enxergarem novas possibilidades no universo do café.
O impacto do Fazedores de Café vai além da formação inicial: alguns participantes agora fazem parte do corpo docente do projeto, compartilhando o aprendizado e ajudando a transformar outras vidas. “A cada edição, vemos histórias de superação e conquistas. Muitos ex-alunos hoje atuam em grandes cafeterias, abriram seus próprios negócios ou até voltaram para o projeto como professores. Essa é a força transformadora do café”, reforça Barbara.
Em 2019, para suprir uma necessidade em relação à sucessão familiar, percebida pela Nestlé na sua cadeia de produtores – seja por desinteresse dos sucessores, ou por falta de conhecimento –, a empresa desenvolveu o Fazedores de Café Campo.
Essa vertente do projeto incentiva jovens a permanecerem no campo, adotando práticas de agricultura regenerativa e explorando novas possibilidades no cultivo do café, e já impactou mais de 200 jovens. Entre eles, agricultores, estudantes e filhos de produtores em regiões como Linhares (ES), Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (MG) e Eunápolis (BA) participaram de aulas ministradas por especialistas do setor, com temas que vão desde conhecimentos técnicos de cultivo, análise multissensorial dos grãos até técnicas de barismo.
“A sucessão familiar é um dos principais desafios da cafeicultura brasileira. Muitos jovens não se veem no campo e acabam deixando a atividade, migrando para cidades grandes e seguindo outras profissões. Com o Fazedores de Café Campo, conseguimos mostrar que há um futuro promissor na produção de cafés especiais, com inovação, propósito e valorização do trabalho no campo”, afirma Bárbara
Além de uma capacitação tradicional, a iniciativa promove ações para um cultivo de café regenerativo e de máxima qualidade, auxiliando na manutenção produtiva. “Queremos contribuir para consolidação do mercado, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades”, completa Bárbara.
Em 2025 o projeto seguirá sua jornada, visando atrair mais jovens produtores, ampliar o acesso à formação técnica e fomentar a permanência no campo por meio do conhecimento e da valorização da cafeicultura. Desde que foi criado, o Fazedores de Café Campo já revelou talentos que se destacaram em concursos de qualidade, criaram suas próprias marcas e passaram a adotar práticas mais inovadoras e sustentáveis em suas lavouras, não só em suas propriedades, mas também inspirando outras famílias da região.
“Quando mostramos para esses jovens que é possível inovar, crescer e ser protagonista na cafeicultura eles passam a enxergar o campo com outros olhos. Essa mudança de olhar é o primeiro passo para transformar a realidade de toda uma comunidade”, reforça Bárbara. “Atualmente, mais de 20% dos participantes já têm o café como fonte principal de renda, mais da metade já tem sua própria marca de café, inclusive, vencendo concursos de qualidade”, completa.