O Projeto Uirapuru oferece gratuitamente o Programa de Trabalho Educativo (PTE), onde os jovens têm 4 horas diárias de aulas visando a entrada no mercado de trabalho. Tecnologia da Informação, Comportamento Organizacional e Rotinas Administrativas, Matemática, Comunicação Oral e Escrita, Praticas Esportivas e atividades de incentivo à leitura todas fazem parte da formação oferecida pelo projeto.
Assim que a formação é concluída, os formados passam a compor um banco de jovens talentos que são recomendados às empresas parceiras do Projeto Uirapuru, que procuram o projeto afim de cumprir a Lei do Aprendiz. Atualmente existem quatro cursos integrantes do projeto que são registrados no Ministério do Trabalho e Emprego, são eles: Aprendizes em Auxiliar Administrativo, Aprendizes em Recepção e Atendimento a clientes, Aprendizes em Auxiliar de embalagem e etiquetagem e Aprendizes em Operador de comércio em lojas e mercados.
O processo para a contratação envolve uma visita de representante do Projeto Uirapuru à empresa contratante, de forma que garante que o aprendiz terá uma experiência que será benéfica tanto a ele quanto a empresa e possa existir uma total transparência entre as partes envolvidas. O projeto realiza, baseado nos detalhes dos CBOs e exigências legais da contratação, uma pré-seleção de candidatos em seu banco de talentos, de acordo com as características da vaga. Quem fara a seleção final será a empresa.
Assim que integrados pelas empresas, os aprendizes realizam por semana 30 horas de atividades, das quais 24 horas são de aprendizagem prática e 6 horas de aprendizagem teórica. A empresa deve se comprometer a pagar o salário mínimo por mês mais o vale transporte.
O projeto ainda desenvolveu métodos de acompanhamento do jovem na aprendizagem pratica e teórica, para garantir sempre a melhor imersão do jovem no mercado de trabalho. Os resultados da experiência são apresentados periodicamente para o acompanhamento e alinhamento das ações.
No dia 2 de outubro, em São Paulo, o Projeto Uirapuru irá realizar o evento Dê Asas para Voar, onde a partir da compra de ingresso os participantes poderão trocar experiências e conhecimentos enquanto compartilham um jantar. Interessados em ajudar o projeto, também podem contribuir caso não possam comparecer ao evento. A compra de ingressos e/ou contribuição para o projeto que vem há 16 anos mudando vidas, podem ser feitos através do Sympla.