O Descomplica VNT, projeto social organizado pelo instituto Venturus, chega no segundo semestre de 2024 com um curso gratuito de tecnologia destinado a mulheres para sua segunda edição.
O curso “Lógica e Programação Web do Zero” foi desenvolvido em parceria com o Grupo Primavera, uma ONG que atua em programas de educação complementar, cultural e profissional na região de Campinas. A iniciativa oferece aulas presenciais, remotas e gravadas, com o objetivo de aprimorar as habilidades dessas participantes.
A segunda edição do programa “Descomplica VNT” tem como foco capacitar mulheres e abrir portas no setor de tecnologia, promovendo maior inclusão e diversidade. Durante o curso, as alunas recebem o apoio de mentores e têm acesso a uma série de recursos que facilitam o aprendizado e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, tudo isso oferecido por meio da plataforma TIC em trilhas. A primeira edição, de 2023, ocorreu dentro das instalações do Venturus, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social.
As alunas começaram a colocar a mão na massa já em julho, com aulas programadas até novembro, e vão receber certificações em lógica de programação, desenvolvimento web e até habilidades comportamentais.
“Estamos extremamente orgulhosos de lançar a segunda edição do Descomplica VNT, que reflete nosso compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade no setor de tecnologia. Capacitar mulheres em programação e desenvolvimento web não só amplia as oportunidades profissionais para essas participantes, mas também contribui para um mercado de trabalho mais justo e equilibrado. No Venturus, acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para construir um futuro mais igualitário e inovador”, comenta Cynthia Pedroso, gestora da área de Pessoas & Cultura do Venturus.
TIC em trilhas
TIC em trilhas é um projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91 e coordenado pela Softex, que oferece trilhas de aprendizagem gratuitas desenvolvidas por grandes universidades e centros de pesquisa em tecnologia de excelência.
Instituições Parceiras
O projeto conta com a parceria de diversas instituições, incluindo:
- Venturus
- Eldorado
- Mackenzie
- PUC (PR, RS, RIO)
- SENAC SP
- UCB