Entre os principais pré-candidatos, 5 se destacam nas pesquisas e já planejam suas campanhas mirando 2024. Com exceção ao atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), os 4 restantes exercem hoje mandato de deputado federal.
O registro oficial das chapas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) tem bastante tempo para ser feito, mas praticamente todos os principais partidos políticos já tomaram posição ou deram indícios sobre quem pretendem apoiar na disputa da maior cidade do país.
Até o momento, o atual prefeito, que tentará a reeleição no ano que vem, é o pré-candidato que obteve mais sinalizações de apoio político. Porém nas pesquisas de intenção de voto quem está liderando é o deputado federal Guilherme Boulos (PSol).
Segundo o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Boulos tem 35,1%, tecnicamente empatado com Nunes, com marca 29%, que deve ser a principal disputa no ano que vêm.
Em terceiro lugar aparece a deputada Tabata Amaral (PSB) com 7,5% e em quatro Kim Kataguiri (União) com 5,3%.
Em julho o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) havia desistido da corrida eleitoral, porém após a divulgação da pesquisa de intenção de voto, anunciou seu retorno à disputa.