Qualy, marca líder em sua categoria no Brasil, colaborou com a reciclagem de 27.395 toneladas de plástico do tipo polipropileno – o equivalente a 1,37 bilhão de potes de margarina da marca. O resultado, que contribuiu para evitar a emissão de 48.653,52 toneladas de gases de efeito estufa, é fruto de uma parceria da Qualy com a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que atua como elo entre empresas e a cadeia de reciclagem, iniciada em 2021 com o objetivo de promover a circularidade de embalagens.
Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing da categoria de Spreads da BRF, destaca que Qualy é a primeira marca de margarinas a reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens vendidas. “Queremos continuar a expandir a cadeia de reciclagem de polipropileno, matéria-prima utilizada na produção de nossos potes de margarina, que ainda é muito incipiente no Brasil. Com o auxílio da eureciclo, estamos aumentando o alcance e a eficiência do processo de logística reversa desse tipo de plástico, investindo em infraestrutura e capacitação de profissionais do setor”, explica.
No Brasil, o setor de reciclagem é formado, majoritariamente, por empresas de pequeno a médio porte. Isso dificulta a reciclagem de polipropileno em grandes quantidades, pois esse material exige processos de limpeza e separação mais complexos e onerosos devido à alta taxa de impurezas decorrentes de resíduos de alimentos, rótulos e adesivos frequentemente presentes nesse tipo de plástico – muito utilizado na fabricação de embalagens no país. Consequentemente, o reaproveitamento dessa matéria-prima se torna inferior à sua produção, o que resulta em mais resíduos descartados de maneira incorreta na natureza.
Ao todo, já foram investidos mais de R$ 4,2 milhões nesse projeto, destinados para a melhoria da capacidade operacional de cooperativas e operadores de reciclagem. Além disso, todos os parceiros integrantes da cadeia de reciclagem devem participar de um programa de desenvolvimento, que inclui a formação em estruturação básica, evolução estratégica de negócio e desenvolvimento de massa e novos mercados. Desde o início da parceria, houve um aumento médio de 62% da capacidade operacional das centrais parceiras da iniciativa.
A iniciativa também conta com Certificados de Reciclagem (CRE), responsáveis por assegurar a transparência do rastreamento do processo de logística reversa, garantindo a formalização e condições de trabalho mais justas e seguras para todos os envolvidos. Cerca de 124 cooperativas e operadores de reciclagem e 3.690 famílias de 21 estados brasileiros já foram beneficiados pela iniciativa. São mais de 11 mil pessoas impactadas positivamente com geração de renda e emprego.
“O cuidado com o meio ambiente é um aspecto muito importante do nosso propósito como marca e reconhecemos a importância de unir esforços para ampliar o alcance e o impacto positivo de nossas iniciativas. É por isso que inserimos essa visão em nossas campanhas de comunicação, sempre incentivando nossos consumidores a aderirem hábitos mais sustentáveis e, também, traduzimos esse posicionamento em ações práticas, como é o caso da parceria com a eureciclo”, conclui Aline.