Quase 80% dos consumidores da América Latina identificaram atividades relacionadas a fraudes no último ano, segundo pesquisa realizada pela Veriff

Em outros países analisados pela empresa, a média foi de apenas 47,75%. Por outro lado, os consumidores da América Latina estão mais conscientes da necessidade de segurança online.

O número de latinos conectados à internet cresce a cada dia. Segundo relatório divulgado pela GSMA em outubro deste ano, o percentual total da população latino-americana com acesso à conectividade móvel chegou a 61%, o que representa 410 milhões de usuários móveis — um aumento significativo em relação ao último relatório de 2015, quando o total era de 36%. No Brasil especificamente, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais tinha acesso à internet em 2023, totalizando 156 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

A perspectiva é positiva para a expansão de serviços e inovações digitais, mas também traz um aumento nos desafios de segurança cibernética na região, exigindo que as empresas implementem soluções robustas contra fraudes e ataques online. De acordo com o LATAM Veriff Fraud Index 2024 , realizado com entrevistados do Brasil, Colômbia e México, as fraudes estão aumentando na América Latina, com quase 80% dos consumidores que responderam tendo encontrado atividades fraudulentas ou suspeitas pelo menos uma vez entre março de 2023 e março de 2024. Em outros países analisados pelo Veriff Fraud Index 2024 (que entrevistou 1.000 indivíduos nos EUA e na Europa, mais especificamente no Reino Unido, Espanha, Itália e França), essa média foi de apenas 47,75%.

Cerca de 60% dos entrevistados relataram ter encontrado atividade criminosa pelo menos quatro vezes no ano passado, com quase 16% dos brasileiros dizendo que viram tal atividade cinco ou mais vezes — mais do que em qualquer outro país latino-americano no estudo. Entre os brasileiros que encontraram o problema, ele é mais comum na faixa etária de 35 a 44 anos: quase 75% relataram situações semelhantes, o que, de acordo com a pesquisa da Veriff, pode estar relacionado ao fato de que essa faixa etária usa as ferramentas mais visadas pelos criminosos com mais frequência.

Por isso, os consumidores da região estão dispostos a adotar os meios necessários para garantir maior segurança. Dados coletados pela Veriff indicam que os consumidores latino-americanos exigem medidas de segurança robustas, especialmente em serviços financeiros, que é uma das áreas mais sensíveis a fraudes online. Mais de 91% dos entrevistados exigem que os provedores implementem medidas de segurança, como verificação de identidade com documentos de identificação e selfies. Nos outros países analisados pela Veriff*, essa demanda é feita por aproximadamente 72% dos consumidores.

Criar uma senha forte não é mais suficiente para eles — 85% dos entrevistados concordam que o reconhecimento facial oferece mais segurança do que senhas ou perguntas de segurança, em comparação com quase 65% nas pesquisas dos EUA e da Europa. Além disso, a adoção dessa medida não é um problema para os latinos: 78% dos entrevistados na região disseram que se sentiriam confortáveis usando o reconhecimento facial para acessar contas online. De fato, na América Latina, quase 80% dos consumidores já usam a tecnologia, um contraste marcante com os 56,51% registrados nos outros países mencionados.

“Os consumidores latino-americanos enfrentam muitas ameaças online. No entanto, eles sabem como se manter seguros. Portanto, se as empresas querem se destacar na região, elas precisam adotar ferramentas de segurança de ponta”, alerta Ira Bondar, gerente sênior do Fraud Group da Veriff.

Com isso em mente e com o objetivo de oferecer tecnologia de ponta no campo da segurança online, a Veriff está focada em melhorar continuamente suas soluções já reconhecidas. Por exemplo, em resposta ao crescente problema de aquisições de contas — que está se tornando cada vez mais sofisticado devido ao uso de IA por criminosos — a Veriff anunciou melhorias em sua solução de autenticação biométrica, com foco em processos de verificação de identidade mais ágeis. As atualizações incluem detecção avançada de fraudes, verificação de vitalidade e recursos de prevenção de spoofing, prometendo reduzir aquisições de contas em até 90%. Além disso, a solução agora analisa mais de 30 sinais de risco e é capaz de detectar e bloquear mídia sintética ou gerada por IA.

Ampliando a segurança no Brasil

Responsável pela pesquisa acima, a empresa estoniana Veriff — que já tem forte presença nos EUA em parceria com grandes gigantes da tecnologia do Vale do Silício — acaba de expandir sua presença no Brasil por meio de uma parceria com a brasileira CiX, que atua em todos os 27 estados do país.

Provedora de soluções dedicada a melhorar a vida dos cidadãos brasileiros por meio da colaboração com agências governamentais, a CiX opera escritórios projetados para simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços, centralizando vários departamentos em um único local. A empresa agora visa digitalizar processos, levando serviços governamentais presenciais para o online e transformando a entrega de suas soluções ao público. A parceria com a Veriff desempenha um papel crucial nessa transição para o governo eletrônico. “Por meio da Veriff, podemos verificar de forma rápida, eficaz e segura a identidade dos usuários finais de nossos aplicativos. A facilidade de uso fornecida por nossa tecnologia de detecção de fraudes de última geração é essencial para entregar nossas soluções de transformação digital com educação digital integrada”, diz Vinicius Silva, Diretor de Transformação Digital da CiX.

O foco da Veriff no Brasil se tornou ainda mais evidente nos últimos meses, com executivos fisicamente presentes no país para participar de eventos relevantes do setor e para fazer networking e desenvolver parcerias com outras empresas brasileiras. Kaarel Kotkas, CEO e cofundador da Veriff, compareceu e discursou no Web Summit 2024, e agora, Júlia Monteiro, executiva sênior de contas da Veriff e representante da empresa no Brasil, participou do RD Summit 2024.

Globalmente, a Veriff opera em 230 países e territórios e trabalha com grandes fintechs europeias, como Wise e Monzo, para fornecer serviços de mitigação de fraudes e conformidade para pagamentos e cartões, bem como com a Bolt para verificação de motoristas. Na América Latina, a empresa já oferece suas soluções para Solventa (Brasil), Kueski (México) e Juancho te Presta (Colômbia) e está buscando expandir suas ofertas de serviços na região.

*Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Itália e França.

Sobre a Veriff

A Veriff foi fundada na Estônia, um país digital em primeiro lugar, e aprimorou sua expertise ao longo de décadas liderando a revolução da identidade digital. A empresa fornece tecnologia avançada que combina automação alimentada por IA com aprendizado por reforço de feedback humano, insights profundos e experiência. Em 2018, o Nordic Business Report nomeou Kaarel Kotkas, fundador e CEO da Veriff, como um dos 25 jovens empreendedores mais influentes do Norte da Europa. Em 2020, Kotkas foi nomeado Empreendedor do Ano da EY na Estônia e, em 2023, foi incluído na lista ’30 under 30′ da Forbes Europe no setor de tecnologia. Hoje, a Veriff é uma empresa global que verifica pessoas de mais de 230 países e territórios em todo o mundo, atendendo a 1.000 clientes globalmente. A Veriff levantou um total de US$ 200 milhões em investimentos, tornando-se um unicórnio avaliado em US$ 1,5 bilhão.

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