Quem são os favoritos para o Prêmio Nobel de Economia de 2023?

Prêmio Nobel de Economia de 2023 será anunciado na segunda-feira.

Reprodução/ Nobel

Todo início de Outubro, a Fundação Nobel revela os ganhadores da tradicional premiação. O início da premiação se deu em razão da morte do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite e responsável pelo desenvolvimento de borracha e couro sintético.

Todos os anos, em setembro, uma comissão julgadora nomeada pelo BC da Suécia envia formulários confidenciais a cerca de 3.000 pessoas ao redor do mundo.Entre elas há professores, intelectuais renomados, integrantes da Real Academia Sueca de Ciências e  ganhadores do Nobel de Economia no passado.

A comissão então compila os nomes e chega a uma lista final , que é mantida em sigilo, mas costuma contemplar entre 200 e 300 nomes. É a partir dessa lista que a comissão julgadora chega a uma decisão e elabora sua justificativa.

A premiação envolve uma medalha de ouro 18 quilates, um diploma e 11 milhões de coroas suecas (equivalente a mais de R$5 milhões), valor que normalmente é dividido quando há mais de um ganhador.

No ano passado, o Nobel de Economia foi outorgado ao ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) Ben Bernanke e outros dois economistas norte-americanos, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig, por seus estudos sobre bancos e crises financeiras.

Quem são os favoritos?

Sair da versão mobile