A RaiaDrogasil (RD) anunciou uma parceria com a Quintessa, aceleradora de impacto com sede em São Paulo, para a seleção de quatro startups com atuação nas práticas ESG (governança, social e corporativa). A companhia pretende alcançar metas na área até 2030.
A Quintessa realizou um processo seletivo que envolveu 78 startups inscritas – desse número, 31 passaram para uma avaliação em entrevistas, depois 10 fizeram apresentações e 4 foram escolhidas pela RD para o projeto. Eco Suporte, Hitech Eletric, Ecoloop e iWrc foram selecionadas.
Eco Suporte: A startup atua na gestão de emissões de carbono e prestará consultoria com foco nas práticas que aumentam a eficiência dos sistemas de ar-condicionado – dessa forma, reduzir as emissões produzidas por esses aparelhos;
Hitech Eletric: Focada na produção e venda de carros elétricos. A startup irá disponibilizar o e.coDelivery, como veículo de entregas do centro de distribuição do bairro Cidade Jardim, em São Paulo. Ele irá substituir veículos movidos à combustão;
Ecoloop: Startup que fabrica máquinas de coletas de resíduos com o uso de inteligência artificial (IA). Vai auxiliar na ampliação do programa que já existe nas farmácias da rede que faz a coleta e reciclagem de resíduos. A participação da Ecoloop vai conectar esse projeto com benefícios e recompensas aos consumidores;
iWrc: Empresa que cria soluções de gestão de resíduos e economia circular. A startup vai fechar o ciclo da cadeia de reciclagem depois do consumo, com a participação de cooperativas parceiras treinadas para transportar e separar o material coletado pelas máquinas da Ecoloop para os próximos caminhos da cadeia. Depois de reciclados, os resíduos vão ser encaminhados aos fornecedores com foco na produção de embalagens para uma linha de cosméticos da RD.
“Para essa primeira edição, selecionamos três desafios que são prioridade dentro do nosso compromisso de, até 2030, nos tornarmos a empresa que mais contribui para um país mais saudável: descarbonização, embalagens ecoeficientes e sustentabilidade na fidelização de clientes”, afirma Bruna da Silva Lima, gerente de Negócios de Impacto da RD.
A etapa agora envolve planejamento dos pilotos. De acordo com a RaiaDrogasil, as startups começarão a trabalhar na prática em dezembro deste ano – a empresa com melhor resultado terá a operação ampliada em larga escala pelo grupo.