A Raízen anunciou a conclusão da venda de até 31 projetos de usinas de geração solar distribuída (UFVs) para a Brasol Sistemas de Energia Solar 18 Ltda, conforme comunicado divulgado nesta sexta-feira.
Segundo a empresa do setor sucroalcooleiro, o montante bruto em caixa, resultante da diferença entre o valor da venda das UFVs e os custos restantes para o desenvolvimento dos projetos, é estimado em aproximadamente 475 milhões de reais.
Além disso, a Raízen informou ter firmado um acordo com acionistas da Raízen Paraguay para reduzir sua participação na operação de Mobilidade no Paraguai, de 50% para até 27,4%. Com essa redução, a companhia deixará de realizar desembolsos de até 54 milhões de dólares até novembro de 2026.
A Raízen também está analisando a possibilidade de vender sua participação na operadora brasileira das lojas de conveniência Oxxo. Fontes revelaram à agência Bloomberg que a rede não é considerada estratégica para o foco principal dos negócios da empresa.
No segmento de etanol de segunda geração (E2G), a Raízen estuda a formação de uma nova unidade de negócios que consolidaria todos os ativos relacionados à tecnologia, incluindo as duas fábricas já em operação. A iniciativa prevê a busca por parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento desse mercado.